Categories: Regional

Cerca de dois mil peixes morrem em arroio no interior de Venâncio Aires

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires realizou no início desta semana uma vistoria em Vila Terezinha, no arroio conhecido como São Miguel, após o recebimento de uma denúncia anônima. No local houve a constatação da mortandade de cerca de 2 mil peixes. Entre as espécies identificadas estão o lambari, cascudo, jundiá e carute.

A secretaria iniciou um processo de apuração da responsabilidade administrativa ambiental pelo dano. De acordo com as evidências até o momento, o problema teria sido causado pelo lançamento de agrotóxicos no curso de água.

Os fiscais do Meio Ambiente ouviram relatos de diversos moradores da região, com o objetivo de esclarecer o que aconteceu. Além disso, a população foi alertada sobre o perigo do contato com a água. Em um dos depoimentos, um produtor expôs que uma de suas novilhas encontra-se doente desde a sexta-feira passada. Ele acredita que a enfermidade foi causada pelo consumo de água contaminada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Situação de emergência por causa da seca vai ser decretada na segunda

A equipe percorreu cerca de dois quilômetros pelo arroio, demarcando os pontos e contabilizando os peixes mortos. Também coletou amostras da água e dos peixes. “O manejo adequado dos agrotóxicos, desde a aplicação até a destinação final das embalagens, é de fundamental importância e deve ser observado por todos os produtores. São produtos que podem causar impactos de grandes proporções ao meio ambiente”, afirma o secretário e engenheiro agrônomo Clóvis Schwertner.

O secretário municipal ressalta que o impacto varia de acordo com o tipo de substância ou princípio ativo, podendo causar a morte de espécies de peixes e de plantas aquáticas. “O ideal é que os produtores procurem sempre os órgãos competentes, como a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, para solicitar orientações quanto ao controle adequado de pragas”, orienta Schwertner.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.