Categories: Regional

Cerca de 93% dos pacientes compareceram a consultas da força-tarefa em postos

A força-tarefa montada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, para diminuir o tempo de espera por consultas médicas nos postos de saúde do município foi efetiva. No período em que foi realizada, 374 consultas foram agendadas nas diferentes unidades de saúde e o comparecimento dos usuários ficou na casa dos 93%. Apenas 6,96% dos pacientes não foram ao atendimento nos dias e horários agendados.

A estratégia de estender o horário de atendimento em várias unidades de saúde reduziu a fila de usuários e as consultas que estão agendadas na rede – agora são quase todas para dentro do mês de maio. Apenas os postos Pedreira e Esmeralda estão marcando também para a primeira semana de junho.

Na avaliação do secretário da pasta, Régis de Oliveira Júnior, o resultado correspondeu às expectativas. Ele frisa, porém, que o esforço para evitar que a situação se repita vai continuar. “Tivemos êxito na força-tarefa e vamos seguir buscando maneiras de não deixar a população desassistida”, disse. “Nossos esforços renderam resultados significativos, mesmo com a falta de médicos conseguimos reduzir drasticamente a espera”.

Publicidade

Para resolver o problema e normalizar os atendimentos na rede de atenção básica, a Prefeitura fez um remanejo na escala médica e pagou horas extras aos profissionais. Com isso, foi possível ampliar o horário de funcionamento em 15 unidades de saúde, que atenderam com equipe completa – médico, enfermeiro e atendente de enfermagem. No esforço concentrado para eliminar a fila de espera, a população foi atendida por clínico geral e por especialistas, como pediatra e ginecologista.

De acordo com a secretaria, providências para garantir a qualidade do atendimento nos postos seguem nos próximos dias. A partir deste sábado, 11, começa o Programa Portas Abertas, com a oferta de horários alternativos nas unidades de saúde. O objetivo é ampliar o acesso da população na atenção básica. Concomitante a isso, além das unidades que estarão envolvidas na ação, a Sesa estuda manter mais postos abertos no período noturno.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.