Categories: Regional

Cerca de 50 mil eleitores santa-cruzenses ainda precisam cadastrar as digitais

Passou de 50% o volume de eleitores de Santa Cruz do Sul que já fizeram o cadastramento biométrico obrigatório. O prazo para que todos os 102.208 eleitores passem pelo processo é 11 de março do ano que vem e, segundo dados do Cartório Eleitoral, até a tarde dessa quinta-feira, 18, 52.112 pessoas já haviam feito o cadastro. Ainda faltam, portanto, pouco mais de 50 mil.

Em média, o cartório vem realizando 130 atendimentos por dia. Embora seja possível procurar o órgão em qualquer horário (funciona de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas), a orientação para evitar filas de espera é observar a data indicada no comunicado entregue no primeiro turno da eleição do ano passado. O procedimento dura menos de dez minutos e é preciso apresentar RG, comprovante de residência e o título de eleitor, se tiver. Quem não fizer o cadastro dentro do prazo terá o título cancelado a partir do dia 12 de março.

Quem já fez o cadastro biométrico, e eventualmente não se lembra, pode consultar o próprio documento. Nos títulos novos, no canto superior direito, há a inscrição “identificação biométrica”. Quem possui o documento com esta inscrição não precisa participar do recadastro. 

Publicidade

LEIA MAIS: Veja quais eleitores precisam fazer o cadastro biométrico em Santa Cruz

 

Três passos para entender o recadastramento

1 – O eleitor precisa ir ao Cartório Eleitoral com um documento oficial com foto, o título e um comprovante de residência. Quem não tem comprovante de residência em seu nome deve se dirigir ao cartório antes do dia agendado para retirar um formulário a ser preenchido pelo titular do comprovante.

Publicidade

2 – O recadastramento será feito segundo o agendamento. Quem perdeu o bilhete pode ligar ou se dirigir ao cartório em qualquer dia da semana. A recomendação é que se evite os últimos dias, marcados para março de 2020.

3 – A atualização leva de cinco a sete minutos e é grátis. A Justiça Eleitoral irá coletar as digitais de todos os dedos das mãos dos eleitores e atualizar as informações do cadastro, como endereço e telefone. Para votar, o eleitor utilizará apenas os indicadores e polegares de ambas as mãos.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.