Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cartório Eleitoral

Cerca de 50 mil eleitores santa-cruzenses ainda precisam cadastrar as digitais

Passou de 50% o volume de eleitores de Santa Cruz do Sul que já fizeram o cadastramento biométrico obrigatório. O prazo para que todos os 102.208 eleitores passem pelo processo é 11 de março do ano que vem e, segundo dados do Cartório Eleitoral, até a tarde dessa quinta-feira, 18, 52.112 pessoas já haviam feito o cadastro. Ainda faltam, portanto, pouco mais de 50 mil.

Em média, o cartório vem realizando 130 atendimentos por dia. Embora seja possível procurar o órgão em qualquer horário (funciona de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas), a orientação para evitar filas de espera é observar a data indicada no comunicado entregue no primeiro turno da eleição do ano passado. O procedimento dura menos de dez minutos e é preciso apresentar RG, comprovante de residência e o título de eleitor, se tiver. Quem não fizer o cadastro dentro do prazo terá o título cancelado a partir do dia 12 de março.

Quem já fez o cadastro biométrico, e eventualmente não se lembra, pode consultar o próprio documento. Nos títulos novos, no canto superior direito, há a inscrição “identificação biométrica”. Quem possui o documento com esta inscrição não precisa participar do recadastro. 

Publicidade

LEIA MAIS: Veja quais eleitores precisam fazer o cadastro biométrico em Santa Cruz

 

Três passos para entender o recadastramento

1 – O eleitor precisa ir ao Cartório Eleitoral com um documento oficial com foto, o título e um comprovante de residência. Quem não tem comprovante de residência em seu nome deve se dirigir ao cartório antes do dia agendado para retirar um formulário a ser preenchido pelo titular do comprovante.

Publicidade

2 – O recadastramento será feito segundo o agendamento. Quem perdeu o bilhete pode ligar ou se dirigir ao cartório em qualquer dia da semana. A recomendação é que se evite os últimos dias, marcados para março de 2020.

3 – A atualização leva de cinco a sete minutos e é grátis. A Justiça Eleitoral irá coletar as digitais de todos os dedos das mãos dos eleitores e atualizar as informações do cadastro, como endereço e telefone. Para votar, o eleitor utilizará apenas os indicadores e polegares de ambas as mãos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.