Cerca de 400 professores do Vale do Rio Pardo participaram do Seminário Regional do projeto Educar para Transformar, realizado pela RGE Sul, nesta terça-feira, 20, na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, em Santa Cruz do Sul. O encontro, que teve como tema a ‘Educação para a formação de sociedades sustentáveis’ reuniu os educadores em um dia de integração e troca de experiências.
Com o objetivo de inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, o Seminário promoveu uma rodada de palestras, oficinas multidisciplinares e a apresentação do espetáculo teatral “Inventário de Seres e Coisas”. A representante da Secretaria Municipal de Educação, coordenadora Ligia Maria Hoppe, salientou que os educadores precisam ser os semeadores desse processo educacional transformador. O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luís Ricardo Moura, disse que o projeto vem a contribuir com as práticas já desenvolvidas nas escolas.
Na rodada de palestras, o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, instigou os educadores a repensarem os cuidados com o meio ambiente, por meio de um diálogo curioso com uma planta, provocando a percepção por um outro ponto de vista, e mostrando a importância de estarmos conectados à natureza. Já o antropólogo e psicólogo Roberto Crema, convidou os participantes a saírem da patologia da normalidade rumo ao florescimento do potencial humano. Segundo ele, o mundo precisa de novos líderes, mas que, primeiramente, aprendam a liderar o seu próprio interior. Já o Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento, ressaltou pontos que podem ser desenvolvidos nas escolas em busca de ações mais sustentáveis, salientando o incentivo à redução do consumo.
Publicidade
Na ocasião, os professores de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Candelária, Estrela Velha, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Novo Cabrais, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol e Vera Cruz receberam o material pedagógico do projeto – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.
Ações
Além do Seminário Regional, o projeto percorre os municípios com atividades destinadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Apresentadas de forma lúdica, integram as ações um grande círculo para a encenação do espetáculo teatral, além de brincadeiras e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.
Publicidade
Os estudantes da rede estadual de Santa Cruz do Sul participaram das ações na segunda-feira, 19, na E.E.E.B. Goiás, e os alunos da rede municipal participam do projeto nesta quarta-feira, 21, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, em dois turnos, com início às 9 horas e às 13h30. Ainda na semana, o município de Candelária recebe o projeto na quinta e na sexta-feira. As demais cidades da região participarão das atividades nas semanas seguintes.
Publicidade
This website uses cookies.