O Centro Vocacional Tecnológico (CTV) do Vale do Rio Pardo foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 20, junto ao Parque da Expoagro, em Rincão del Rey. O prédio, com 911 metros quadrados, vai contar com ações em favor da diversificação da agricultura familiar. A estrutura, construída com recursos federais, tem auditório, quatro salas de aula, laboratórios e dependências administrativas.
Os recursos foram obtidos através de um projeto encaminhado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A trajetória começou há cinco anos, conforme a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.
“A ideia surgiu por causa dos impactos negativos da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, com a intenção de incentivar a diversificação”, explicou. Conforme Helfer, os esforços surgiram com o objetivo de atender produtores rurais que querem produzir alimentos de forma consorciada ou como alternativa ao tabaco.
Publicidade
O comitê gestor do CVT, composto por 16 entidades e instituições, já aprovou a oferta de 21 cursos direcionados aos produtores familiares. A maioria está prevista para o segundo semestre deste ano. O Centro Vocacional Tecnológico também passou a abrigar o APL de Alimentos VRP.
Comitê gestor:
Fotos: Lula Helfer
Publicidade
LEIA MAIS:
Mulheres ensinam receitas com produtos da agricultura familiar para visitantes
Expoagro Afubra vai até quinta-feira; veja como foi abertura
Estande da Souza Cruz retrata a história dos 100 anos do sistema integrado
Sistema permite produzir hortaliças em composteiras
This website uses cookies.