Regional

Centro Transitório Animal de Venâncio Aires será inaugurado nesta sexta-feira

Com o objetivo de ofertar um espaço alinhado com as práticas de proteção animal e a legislação vigente à causa, o Centro Transitório Animal de Venâncio Aires, anteriormente conhecido como Centro de Bem-Estar Animal, será oficialmente entregue nesta sexta-feira, 28, às 14 horas. Com um investimento de R$ 370.255,73, o objetivo do espaço é servir como abrigo temporário para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças.

O CT Animal está localizado na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, no interior do município. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, a mudança de nome do centro reflete um conceito mais moderno. “Temos leis que protegem os animais. Por isso, devemos nos desconectar da ideia dos canis tradicionais, pois eles não existem mais. O CT é um espaço de acolhimento temporário para os cães comunitários que necessitam de cuidados”, enfatiza. O local também oferece suporte para cadelas sem lar que estão grávidas ou cuidando de filhotes. Após a recuperação, os animais serão encaminhados para adoção responsável.

LEIA TAMBÉM: “Para adotar é preciso ter consciência. Sou totalmente contra”, diz vereadora sobre adoção de animais remunerada

Publicidade

Operando há aproximadamente um ano, a infraestrutura do local conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, áreas para animais silvestres, isolamento, áreas administrativas, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório. A capacidade do centro é de cerca de 50 cães, 20 gatos, 10 equinos e uma ala para animais silvestres até serem transferidos para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Atualmente, quatro cães estão abrigados no local.

O prefeito Jarbas da Rosa comemora a inauguração e ressalta a importância da nova estrutura. “Esta é a primeira vez que Venâncio Aires dispõe de uma estrutura como a do CT para acolhimento de animais. Temos investido em castrações e atendimentos veterinários através do programa Toda Vida Importa e o CT é uma extensão desse programa, proporcionando um local para os animais que receberam atendimento, ajudando também no controle populacional dos animais de rua,” ressalta.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.