Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT
O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) programou uma série de atividades para o mês de abril, o mês de conscientização sobre o autismo. Palestras, encontros com familiares e eventos abertos à comunidade fazem parte da programação que envolve vários municípios da região.
Conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, uma das características do Centro TEA do Cisvale é atuar junto aos municípios consorciados, realizando o matriciamento dos casos, trabalhando como parceiro das prefeituras e das secretarias municipais de saúde, educação e desenvolvimento social. “Existe ainda um grande desconhecimento acerca do que é o transtorno que provoca o diagnóstico do autismo e por isso nosso papel é fazer com que o conhecimento, concentrado nos profissionais que atuam junto ao Centro TEA seja disponibilizado à comunidade”, reforça.
LEIA TAMBÉM: Fibromialgia: lidando com as dores e o julgamento
Publicidade
Além do trabalho contínuo de formação por meio da capacitação de profissionais de diversas áreas da educação, saúde e assistência, o Centro TEA, que faz parte do Programa Estadual TEAColhe, proporciona um acolhimento aos pais, cuidadores e pacientes adultos, por meio dos projetos Cuidado de Quem Cuida, voltado aos pais e familiares; e o Momento Conexão, para adolescentes e adultos. “Nós também realizamos atendimentos aos casos severos, graves e refratários, junto à estrutura do Cisvale. No último ano, foram realizados mais de 300 atendimentos aqui no Centro TEA. Quando falamos de capacitação, foram quase 3 mil profissionais, de forma que o Centro TEA exerce hoje um papel fundamental junto aos municípios”, aponta o presidente.
Segundo a diretora executiva do Cisvale Léa Vargas, a formação da equipe multidisciplinar que compõe o Centro TEA e a parceria com as administrações municipais são os elementos que ajudaram a compor uma programação variada (veja tabela abaixo) e inclusiva para o mês de abril. “É uma necessidade da nossa região tratar a inclusão de pessoas com o transtorno do espectro autista, e principalmente, estarmos preparados para acolher os pacientes e as suas famílias. Esta é uma das grandes propostas do Centro TEA e de todo o trabalho desenvolvido pelo Cisvale nesta área”, pontua.
LEIA TAMBÉM: Pé-de-Meia: primeira parcela de 2025 é paga a partir desta segunda-feira
Publicidade
A programação do Centro TEA foi criada em parceria com entidades e as prefeituras que incluíram eventos no calendário. Em função disso, algumas atividades são abertas à comunidade, outras dirigidas a profissionais, pais e cuidadores de pessoas com autismo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.