Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPECTRO AUTISTA

Centro TEA do Cisvale lança programa de capacitação para professores

Foto: Rodrigo Assmann

Centro TEA do Cisvale lança programa de capacitação para professores

Gilson Becker deu sua palavra para o público que incluiu autoridades e profissionais de referência vinculadas ao Centro TEA

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) fez o lançamento do programa de capacitação para professores Acolher é Desenvolver. O evento, realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na manhã dessa quarta-feira, 20, contou com a presença de autoridades e profissionais de referência vinculados ao Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), onde o projeto será instalado. 

LEIA TAMBÉM: Centro TEA vai capacitar professores sobre autismo

O objetivo será realizar ações que vão consistir na capacitação e entendimento da compreensão, manejo e acolhimento de pacientes com o espectro. A iniciativa visa atuar de maneira direta na capacitação de professores nos 13 municípios consorciados que fazem parte da região 28, que incluem Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. 

Publicidade

A apresentação do neuropsicólogo, Daniel Boni, e do neuropediatra, Cristiano Freire, que integram a equipe técnica do TEAcolhe, contou com a exposição da estrutura do projeto, que será realizado em dois seminários no próximo ano. O público alvo abrange professores das escolas de educação infantil e salas de recursos dos municípios. A estimativa é de que a participação chegue a 400 educadores. 

De acordo com Daniel, quanto mais preparados em termos de conhecimentos, sinais e manejo, maior será a capacidade dos professores e orientadores. “Se fizermos mais agora, menos vamos precisar fazer lá na frente”, afirmou. Cristiano se mostrou a favor do programa. “Queremos que as pessoas tenham contato com isso para desenvolverem habilidades de acolhimento”, disse. Ainda segundo Freire, a ideia é que no futuro a necessidade de intervenções para pessoas com autismo seja diminuída. 

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá Centro de Atendimento ao Autista

Publicidade

Entre os objetivos do curso estão apresentar informações relevantes para instrumentalizar e motivar os educadores, executar um seminário embasado pelas demandas previamente sugeridas e reforçar a importância do matriciamento como ferramenta de educação e suporte para a rede. A ideia é de que os seminários sejam realizados em fevereiro de 2024. As inscrições serão organizadas pelos municípios e posteriormente repassadas ao TEAcolhe.

Para a Rádio Gazeta 107,9 FM, o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, destacou que o novo programa deve fortalecer a atuação do CRR. “Hoje estamos avançando e trabalhando cada vez mais junto aos profissionais da educação, para que possamos atingir o objetivo de ampliar os atendimentos”, comentou. Ele também reforçou a importância do envolvimento dos profissionais que trabalham nos municípios abrangidos pelo Centro TEA.

LEIA TAMBÉM: Vereadores de Candelária aprovam isenção de IPTU a autistas

Publicidade

Mais de 400 atendimentos 

O evento também contou com a explanação de dados equivalentes ao período de outubro de 2022 até outubro de deste ano sobre os atendimentos do Centro TEA do Cisvale, que utiliza como referência as diretrizes do Programa TEAcolhe, do Governo Estadual. Durante o período, foram realizados 447 atendimentos nos municípios de abrangência; 104 reuniões de matriciamento, 83 encontros de formação permanente e 251 estratégias de matriciamento, onde são discutidos os casos de autismo nos municípios.

“O encontro foi realizado justamente no intuito de ampliar a comunicação com quem faz parte dessa caminhada”, afirmou Cibeli Oliveira, terapeuta ocupacional do TEAcolhe. A apresentação também abordou os objetivos do programa além da rede integrada de referência. Conforme Claudia Queiroz, assistente social do TEAcolhe, é preciso avançar ainda mais. “Mas, também é importante o momento em que estamos agora”, disse. No final, as profissionais realizaram uma dinâmica de comunicação com alguns dos presentes.

Daniel e Cristiano explanaram as ações do novo programa Acolher é Desenvolver que será desenvolvimento no CRR do Cisvale | Foto: Rodrigo Assmann

Colaboraram John Kaercher Machado e Rodrigo Nascimento

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.