Crianças, jovens, adultos e a terceira idade do Bairro Faxinal Menino Deus serão contemplados com a revitalização do Centro Social Urbano. Há pouco mais de uma semana, uma série de intervenções na estrutura física do local começou a ser realizada pela Prefeitura e a ideia é que até meados de agosto, os trabalhos estejam concluídos e a instituição criada para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social volte a funcionar.
O pátio, situado na entrada do centro, está sendo pavimentado com bloquetes pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seoi). Já no interior do prédio os trabalhos, a cargo de uma empresa terceirizada, envolvem a substituição das instalações elétricas, troca de piso e de forro em algumas salas e pintura em todos os ambientes. As fachadas também serão pintadas.
Ao visitar a obra nesta semana, a secretária municipal de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, comentou sobre as atividades que serão oferecidas para a comunidade. “Vamos dar vida nova a este lugar. Estamos trabalhando em um ritmo intenso para deixar tudo pronto o mais breve possível e assim poder inaugurar junto com o Centro de Iniciação ao Esporte (CIEE), que também está em fase de conclusão”.
Publicidade
O modelo de atendimento, segundo Guiomar, seguirá o adotado pelos demais centros comunitários, oficialmente denominados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Serão oferecidas para a população cadastrada no CadÚnico, oficinas de dança, ginástica, música, informática, reforço escolar e outras, em parceria com a Associação de Projeto Educacional para Crianças e Adolescentes (Aesca). Também serão servidas três refeições diárias, de segunda a sexta-feira, para os participantes dos projetos sociais. Já o antigo Clube de Mães será reativado.
No ambiente interno, além das salas destinadas ao aprendizado em oficinas e demais atividades, haverá outros espaços como biblioteca, sala de informática e refeitório. Do lado de fora, uma quadra esportiva também vai receber melhorias e logo na entrada um espaço de convivência, com playground, bancos e lixeiras está sendo estruturado. “É um espaço maravilhoso para o convívio da comunidade. Queremos fazer um trabalho para o fortalecimento de vínculos entre as famílias”.
LEIA MAIS: Nova biblioteca está perto da inauguração em Santa Cruz
Publicidade
Ao falar sobre o funcionamento do novo Centro Social Urbano, a secretária lembra de uma época que deixou saudades e se inspira nela para planejar o futuro. “Trabalhei aqui como estagiária da antiga Fisc em 1984 e em 1985, quando a gestão do centro era do Estado. Eu dava aulas de dança para as crianças, de esporte para os adolescentes e de ginástica para a terceira idade. Quero resgatar essa época porque me marcou muito, e ainda acrescentar coisas novas ”, disse.