O Centro Regional de Cultura Rio Pardo completa 15 anos de atividades nesta terça-feira, 8. Em razão das restrições da pandemia, as comemorações de aniversário que estavam previstas, com atividades presenciais, tiveram de ser canceladas.
Para a data não passar em branco, um vídeo sobre a história de Rio Pardo será gravado e transmitido nas redes sociais do Centro Regional. Também nessa terça-feira, às 19 horas, ocorrerá uma assembleia geral para a eleição da nova diretoria e do Conselho Fiscal. A atual presidente é Jalba Georgina de Souza Meirelles.
A secretária do Centro, Tatiana Bonatto, ressalta a importância de comemorar o aniversário de um dos maiores centros culturais do Estado. A estrutura de 1,8 mil metros quadrados funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, que tem 136 anos de história. Foi restaurado entre 2002 e 2005, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Publicidade
LEIA MAIS: Centro Regional de Cultura de Rio Pardo adapta atividades
“Estamos celebrando a data em que o imóvel foi revitalizado e entregue à população. Desde então, convênios com esferas governamentais, empresas e instituições possibilitam a realização de projetos e a ocupação das salas para diferentes finalidades, como oficinas de balé clássico, dança solta, violão, artesanato, pintura em tela e informática, para crianças e pessoas da terceira idade e outros. O prédio também abriga a Biblioteca Municipal, o conservatório e o Museu Militar”, afirma.
A estrutura é mantida por meio de contrato de cedência com uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formada por pessoas da comunidade, sem vínculos governamentais, que administra o Centro. “Para mantermos a estrutura e custear as despesas, contamos com a mensalidade de associados, de parcerias com a iniciativa privada e do aluguel das salas e espaços para a realização de cursos, treinamentos e palestras. A Prefeitura é a nossa principal parceira.”
Publicidade
LEIA MAIS: Biblioteca Pública de Santa Cruz reabre para retirada de obras
Mais de 300 mil visitaram o local desde a inauguração
Segundo os registros da organização, o Centro Regional de Cultura recebeu mais de 300 mil pessoas em 15 anos de atividades. Somente em 2019, foram 24.282 visitantes. Destes, 6.393, estiveram no espaço para acompanhar oficinas, cursos, espetáculos, exposições, palestras ou ainda para pesquisas e leituras na Biblioteca Pública Municipal. O restante foi de turistas vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, outros estados e também países como Uruguai, Argentina, Suíça, Estados Unidos e Alemanha.
“A nossa maior alegria hoje é poder dizer que o Centro Regional de Cultura Rio Pardo está em pleno funcionamento. Tudo isso devemos à importante trajetória e interesse dos ex-alunos e alunas do Colégio Auxiliadora, que tiveram como ponto de partida a vontade de restaurar e preservar seu antigo prédio de aulas, outrora Escola Militar”, destaca Tatiana Bonatto.
Publicidade
O espaço, que durante a pandemia de Covid-19 também teve de restringir o acesso ao público, permaneceu com as portas fechadas de 23 de março até 7 de setembro. Desde que o serviço foi retomado, lives e oficinas online estão sendo realizadas. As visitações ao Centro Regional de Cultura Rio Pardo acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas.
LEIA MAIS: Centro regional preserva a cultura gaúcha em Rio Pardo
Publicidade