Centro Municipal de Referência ao Idoso vem para favorecer o envelhecimento saudável

A prefeita Helena Hermany desatou o laço da fita inaugural do Centro Municipal de Referência ao Idoso, na manhã desta quinta-feira, 24. O prédio está localizado na Rua Tenente Coronel Brito, 425, onde também vai funcionar a Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Umrest). A solenidade ocorreu com a presença de autoridades, secretários, vereadores, representantes da Saúde do Estado e pessoas da comunidade.

A iniciativa é inédita, já que o município não contava com espaço semelhante. Helena destacou que uma das metas do programa de governo era tornar Santa Cruz do Sul um município amigo do idoso. “Já somos referência no cuidado com as crianças e também na área de segurança. Queremos mais um selo, proporcionando uma atenção especial aos idosos, que compõem grande parte da população”.

LEIA MAIS: Casa para idosos está concluída e mobiliada em Monte Alverne

Publicidade

Para a diretora de Ações de Programas de Saúde, Anelise Aprato, é uma satisfação implantar uma política municipal para os idosos. “Vamos fortalecer a rede, a partir de uma demanda verificada”, comentou. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, falou sobre a importância da prevenção dos problemas de saúde. “Queremos facilitar a vida do idoso. Favorecer o envelhecimento saudável. Prezamos pela saúde de toda a população”, sublinhou.

Como é o espaço?

O espaço tem ampla estrutura, com fácil acesso e totalmente adaptado. Dispõe de três salas para atendimento multiprofissional, uma sala para oficinas, recepção, secretaria, banheiros, cozinha, espaço de leitura e espaço ao ar livre, em meio à natureza, para realização de atividades. No local, vão atuar profissionais de diversas áreas como psicologia, nutrição, educação física e assistência social.

Funcionalidade

O local também servirá para a realização de oficinas culturais, atividade física, e de convivência, além de prestar orientações ao público idoso. A implantação do centro é uma das etapas para obtenção do selo Cidade Amiga do Idoso, junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Publicidade

Os idosos devem ser encaminhados por outros serviços de saúde, como as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de cada bairro. Há atendimento presencial para dúvidas e informações detalhadas. O funcionamento é das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas. O telefone é (51) 2109-9342.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.