Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Centro Integrado é aberto oficialmente hoje à tarde

Construído com o intuito de agilizar e qualificar o atendimento aos moradores da Zona Sul, o Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania de Santa Cruz do Sul tem inauguração oficial no fim da tarde de hoje. A cerimônia está prevista para se iniciar às 17 horas. É esperada a participação de José Ivo Sartori, embora a assessoria do governador tenha informado que quem deve participar da cerimônia é o secretário de Segurança Pública, Cézar Schirmer. 

Localizado na Avenida Deputado Euclydes Kliemann, próximo da Rua Acre, no Bairro Arroio Grande, o prédio deve facilitar a busca por atendimento. Nos cinco andares estão instaladas três delegacias da Polícia Civil, a Brigada Militar, a Guarda Municipal e quatro órgãos de assistência da Prefeitura. Antes os moradores precisavam seguir até a área central para registrar ocorrências policiais. Da mesma forma, vítimas de violência tinham que se dirigir à Delegacia da Mulher ou à de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para receber atendimento. 

Moradores daquela área que quiserem registrar crimes poderão comparecer ao centro em  horário comercial. À noite, deve-se procurar a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) na Rua Ernesto Alves, no Centro. O espaço ainda conta com outros serviços, como o Conselho Tutelar e o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher. A 2ª Companhia da Brigada Militar já atende no mesmo local desde o início dessa semana. 

Publicidade

A recepção conta com um guarda e um monitor social, responsáveis por encaminhar as pessoas conforme as suas necessidades. A expectativa do secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, é que o projeto contemple demandas na área da segurança e na esfera social. Ele acredita também que a localização do Centro Integrado dará maior sensação de segurança aos moradores e comerciantes das áreas próximas.

A estrutura

No térreo está instalada a 2ª Companhia da Brigada Militar, antes sediada no módulo, já desativado. O Pelotão de Operações Especiais (POE) e um canil também ficarão no prédio. O Centro ainda abriga nesse andar a base da Zona Sul da Guarda Municipal. No segundo piso, ficam o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher. 

Publicidade

A 2ª Delegacia de Polícia, que até então funcionava na mesma rua, passa a atender no terceiro andar. O seguinte será destinado à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e à DPCA, que até agora funcionavam na Rua João Werlang. Parte do quinto andar será ocupado pela Polícia Civil. Um auditório e uma sala de reuniões, de uso comum, também foram construídos nesse último pavimento.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.