O Centro de Referência em Oftalmologia, que já funciona no Hospital Santa Cruz (HSC) desde o dia 1º de agosto, deve reduzir as longas filas de espera do atendimento. O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Cruz do Sul em parceria com a casa de saúde.
LEIA MAIS: Santa Cruz terá Centro de Referência em Oftalmologia pelo SUS
Atualmente, o município tem cerca de 3 mil pessoas na fila de espera para uma consulta com oftalmologista pelo SUS. Como antes os pacientes eram levados a Faxinal do Soturno, cidade mais próxima com referência na especialização, o tempo de espera para os atendimentos era maior.
Publicidade
Em entrevista à Rádio Gazeta, o secretário da Saúde, Régis de Oliveira Júnior, garantiu que serão feitos 340 atendimentos por mês, entre consultas e procedimentos, o que totaliza quase 11 mil por ano. Com isso, a espera deve reduzir rapidamente.
Conforme o coordenador do Centro de Oftalmologia do HSC, o médico Farid Abed, o centro realiza exames, consultas, revisões e cirurgias. Tratamentos de glaucoma, porém, continuam sendo feitos em Faxinal do Soturno por enquanto. “É um serviço de alta complexidade que demanda mais tecnologia e recursos e está dependendo de questões administrativas para que, eventualmente, venha a ser realizado aqui também”, disse à Rádio Gazeta.
LEIA MAIS: Miopia aumenta com uso de celulares e já é considerada epidemia mundial
Publicidade