A realização de um sonho da comunidade santa-cruzense. Dessa forma a prefeita Helena Hermany (PP) resumiu a oportunidade de ver, praticamente, concluído o Centro de Eventos no Parque da Oktoberfest. Acompanhada de secretários, representantes da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e técnicos que atuaram no projeto, ela visitou a estrutura nessa quarta à tarde e adiantou que fará a inauguração na abertura oficial da 38ª Oktoberfest de Santa Cruz. Não estará totalmente finalizada, mas apta a ser sede da Feirasul, dando oportunidade para a exposição dos produtos e serviços de empresas locais e visitantes.
LEIA MAIS: Construção do Centro de Eventos ultrapassa os 80%
“É um sonho de muito tempo das entidades, promotores de eventos, inclusive vários gestores, mas tenho o privilégio de entregar na nossa gestão essa maravilha”, afirma a chefe do Executivo. Helena se disse impressionada com a beleza e o tamanho do local. Não é para menos. O projeto completo totaliza 7.024,95 metros quadrados, com dois espaços intercomunicáveis, entre os pavilhões 2 e 3. Para tanto, foram destinados quase R$ 11 milhões em recursos, que tiveram como origem o Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (Finisa).
Publicidade
O que era expectativa passou a virar realidade em janeiro de 2022, a partir da assinatura do contrato com a AZ Construções Ltda. Arquiteto da empresa, Eduardo Koiky reforça que um dos desafios foi ajustar o projeto ao orçamento, garantindo a qualidade do serviço prestado e atendendo aos anseios da Prefeitura e das entidades, que utilizarão o espaço para a realização de eventos.
Essa sensação de concretização também foi vivenciada pelo fiscal pelo Município, Ramiro Nunes. Ele destaca que o prédio foge das características das estruturas públicas. Assim, foi preciso fazer adaptação aos conceitos utilizados na realização de um projeto como esse. Serve, no entanto, de exemplo para que se mantenham informações sobre os locais onde será feita obra pública. “Um projeto do parque inteiro ajudaria muito na questão do solo, de saber onde estão as tubulações”, afirma Koiky.
O alerta do arquiteto já antecipa os próximos passos a serem dados dentro da estrutura do Parque da Oktober. “O Centro de Eventos será um catalisador de reformas dos pavilhões 2 e 3 e todo o parque, representando mais de 8 mil metros quadrados de área”, afirma um dos arquitetos que elaboraram o projeto, Ronaldo Wink.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Entenda como o Centro Integrado irá atuar no reforço à segurança
Essa expectativa é confirmada pelo secretário de Planejamento e Orçamento, Everton Oltramari, que acompanhou a visita da prefeita Helena. “Essa obra é para ficar totalmente pronta em dezembro deste ano. Será feita inauguração parcial, na Oktober, e vamos aproveitar para fazer revitalização dos outros dois pavilhões, que ficam agregados ao Centro de Eventos. Até metade do ano que vem, devemos ter todo o complexo revitalizado”, adianta Oltramari.
Estrutura
O Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest inicia suas atividades sediando a Feirasul, dentro da programação da Festa da Alegria. Terá, no entanto, característica como pavilhão de múltiplo uso, com capacidade para receber dois eventos simultâneos, como congressos, shows, apresentações artísticas, feiras, formaturas e outros.
Publicidade
Conta com banheiros masculino, feminino e recursos para portadores de deficiência, dois depósitos laterais, hall para o setor de cadastramento dos eventos que ocorrerem no espaço, parte administrativa com salas para reuniões, hall conectando o espaço de exposição e o pavilhão 3, além de toda a área onde, atualmente, são montados os estandes da Feirasul.
LEIA TAMBÉM: Organização intensifica os preparativos para a 38ª Oktoberfest
Ao projetar-se o prédio, também pensou-se na questão da sustentabilidade. Ronaldo Wink conta que na cobertura e no fechamento lateral foram utilizadas telhas termoacústicas, as quais fornecem condições adequadas ao ar-condicionado que será instalado. A energia é garantida por meio do sistema de captação com a utilização de placas fotovoltaicas.
Publicidade
Assim que o visitante passar pelo pavilhão 2 já poderá ver a esplanada, com estrutura metálica e cobertura transparente, onde também poderão ser realizados eventos musicais e expositivos. Ainda haverá uma área para instalar ilhas com fornecimento de produtos em eventos.
Espaço vai se tornar referência no Estado
Ao avaliar a estrutura do Centro de Eventos e receber informações do presidente da Assemp, Ricardo Bartz, sobre como o espaço será utilizado durante a Oktoberfest, a prefeita Helena Hermany disse que a construção deve tornar-se referência estadual para receber grandes eventos. “São poucas cidades do Rio Grande do Sul que têm centro de eventos e esse está entre os melhores, se não o melhor”, justifica.
A chefe do Executivo adiantou que teve contato de entidades que se candidataram para fazer convenções, encontros, grandes eventos, festas de formaturas, porque não encontram mais prédios grandes ou clube, no Centro, que comporte número expressivo de pessoas. “Esse espaço aqui vai abrigar muitos eventos, festas. E fico muito feliz que tenha ficado pronto antes da Oktober”, acrescenta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Parque da Oktoberfest começa a ganhar forma para a festa; veja detalhes
Além do tamanho do complexo, que comporta até 4 mil pessoas e tem capacidade para realização de dois eventos simultâneos, outro diferencial apontado por Helena é o fato de estar muito bem localizado. “Temos mais esse privilégio, porque é bem no centro da cidade. Demorou, mas é uma obra requisitada por muito tempo, foi prioridade em debates, mas hoje está aqui, praticamente pronta para ser inaugurada”, conclui.
O secretário de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, vai além do que prospecta a prefeita. “A partir dessa grande obra, Santa Cruz do Sul passa a integrar a rota de eventos internacionais. Poucas cidades do Rio Grande do Sul vão ter estrtrura como essa para grandes eventos, congressos, shows, apresentações artísticas. É uma obra grandiosa, há muito tempo desejada”, explica.
Com essa estrutura, o município reforça a característica como polo de atração turística no segmento de eventos, com os já consagrados Oktoberfest, Multifeira, Feirasul e Enart. “A obra é de primeiro nível para colocar na rota de eventos internacionais”, resume.
Outros pontos positivos elencados pela equipe que visitou o Centro de Eventos, ontem, foram as perspectivas de cunho socioambiental em consideração, aplicando conceitos de acessibilidade, iluminação e ventilação naturais; e fechamentos laterais e de cobertura com os painéis e telhas termoacústicas.
A equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura, sob a orientação do titular Edmar Hermany, atua na execução de alguns melhoramentos urbanísticos no entorno da área construída. Atrás da estrutura, providenciou-se a instalação do reservatório de água com capacidade para de 100 mil litros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!