A Prefeitura de Venâncio Aires pretende ampliar a equipe de trabalho e apresentar um projeto para construção de sede própria do Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) para 2024, quando o serviço completa 15 anos de atividades. A intenção foi manifestada pelo prefeito Jarbas da Rosa ao receber a coordenadora do Centro, Viviane Izolina de Oliveira, na manhã dessa segunda-feira, 8, para entrega de relatório de atendimentos do último ano.
O prefeito destaca que o excelente trabalho prestado pela equipe multiprofissional do Cies e o apoio à saúde de crianças e adolescentes também resultam no aumento da demanda. “E isso nos desperta boas projeções para o serviço. Apresentaremos o projeto e iremos buscar recursos financeiros”, disse.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires: Cies realiza mais de 64 mil atendimentos
Publicidade
Conforme ele, algumas áreas do município já estão sendo visitadas e o projeto deve ser realizado neste ano, quando começa também a busca por verbas para que, junto a recursos próprios, seja possível tirar do papel a construção. “Com um prédio adaptado para os atendimentos, poderemos também ampliar a oferta de serviços”, acredita o prefeito.
Entre as principais finalidades do Cies, segundo a coordenadora, estão o diagnóstico precoce de atrasos no desenvolvimento integral e intervenção. A partir disso, conforme o relatório, em 2023 foram 7.456 atendimentos prestados a crianças e adolescentes de zero a 18 anos. Segundo Viviane, são alunos encaminhados pelas escolas municipais e estaduais, além de estudantes bolsistas, crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor e pacientes incluídos pela Secretaria Municipal de Saúde.
LEIA TAMBÉM: Empresas excluídas do Simples Nacional podem solicitar reenquadramento
Publicidade
O Cies está instalado na Rua Reinaldo Schmaedecke, 1.154. Com equipe multiprofissional e interdisciplinar, oferece atendimentos em fonoaudiologia, psicologia, estimulação precoce, psicopedagogia, orientação educacional, terapia ocupacional e neuropediatria
O agendamento é feito por meio da escola que a criança ou o adolescente frequenta, ou pelo médico, quando a criança não estiver matriculada. Os secretários municipais de Saúde, Tiago Quintana, e de Educação, Emerson Henrique, acompanharam a apresentação do relatório. Eles reforçaram a importância de um espaço mais amplo e incremento dos recursos humanos para avançar com as atividades do Centro. “Defendemos essa política e lutamos pela ampliação dos atendimentos. A equipe e o Cies têm nosso total esforço para essas conquistas”, frisou Quintana.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.