A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), através do Departamento de Cultura, é apoiadora da exposição alusiva aos 113 anos da Escola Goiás, que acontece no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. A abertura da mostra – que segue até o dia 23 – ocorreu na sexta-feira, 16, às 18h30min, com a presença do Secretário Municipal de Educação e Cultura, Nasário Bohnen; do coordenador de Educação da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo de Moura; direção da escola e demais autoridades.
O evento contou com apresentações do Coral da Escola Goiás; dança pelo Projeto Mais Educação e alunos do 2º ano do Ensino Médio. A exposição contará com trabalhos e curtas pelos alunos da Escola Goiás. Também fará parte, a apresentação “Venha Ver o Pôr do Sol”, que ocorre no vagão recentemente instalado junto a Praça Siegfried Heuser. A primeira sessão foi apresentada dia 16, pelos alunos do 3º Ano e as demais serão dia 21, às 10h30min e dia 23, às 14h. Junto à mostra será feito o cadastro de ex-professores e alunos. O livro estará durante toda a semana na exposição.
“O Goiás é a escola pública mais antiga do município de Santa Cruz do Sul. A exposição revela fotos de época, paralelos das fotos com momentos históricos de nosso país, bem como do município, além de trabalhos artísticos, produção de jornais e apresentações de “Venha Ver o Pôr do Sol”, sob diferentes leituras, em forma de curta-metragem. Esta é a primeira exposição após a chegada da locomotiva na estação”, explica a coordenadora do Departamento de Cultura, Margareth Rodrigues.
Publicidade
A escola
A história da Escola Goiás iniciou em 14 de fevereiro de 1902, ano de fundação do Colégio Distrital em Santa Cruz do Sul, contando esta instalação com a presença do Inspetor Geral de Ensino do Estado, doutor Manuel Pacheco Prestes. O Colégio Distrital funcionou na esquina das ruas Borges de Medeiros e Marechal Floriano (atuais). O primeiro diretor foi o professor Balthazar dos Santos Paz, nomeado em 1º de maio de 1902. O atual edifício da Secretaria de Planejamento e Coordenação da Prefeitura Municipal foi sede em 1903 do Colégio Distrital Julio de Castilhos, em inauguração festiva.
Em 1933 a Prefeitura Municipal adquiriu a área onde hoje se encontra a Escola Goiás. A obra foi concluída em 1936. Em 1943 passou a chamar-se de Grupo Escolar Julio de Castilhos. No ano de 1947 o Interventor Federal, Cylon Rosa, sob a alegação de se homenagear o maior número de personalidades, países e estados que se impõem ao nosso respeito e admiração, decretou a alteração do nome para Grupo Escolar Estado de Goiás. Em 1969, através do Parecer nº 172/69, é criado o funcionamento do Ginásio Estadual em Santa Cruz.
Publicidade
No mesmo prédio do Grupo Escolar Estado de Goiás passou a funcionar, no turno da noite, o novo Ginásio (duas escolas na mesma casa). No ano de 1978 (Decreto 27.882) o Estado decretou que as duas escolas ficariam unificadas com a denominação de Escola Estadual de 1º Grau Estado de Goiás, ficando como diretora a professora Clélia Almeida, que já direcionava o grupo desde maio de 1965. Em 1990 foi autorizado o ensino de 2º Grau, passando então a chamar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus Estado de Goiás. Em 1994 foi autorizada pelo CEE a ampliação da jornada para 2º Grau diurno. No ano 2000, conforme determinação da Nova Lei de Diretrizes e Bases, a Escola passou a chamar-se de Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás sob Portaria nº 00106. Em 2012, pelo Parecer 445/2012, o CEED, credencia e autoriza o funcionamento do Curso Técnico em Logística.
This website uses cookies.