A manhã desta quarta-feira, 30, foi de festa no recém-inaugurado Residencial Viver Bem, no Bairro Santa Vitória. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, abriu as portas do 11º centro comunitário mantido pelo município, o Centro de Convivência Viver Bem, situado dentro do condomínio.
Em uma casa localizada na extremidade oposta à entrada principal do residencial, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, sempre no turno inverso ao da escola. Em parceria com a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), serão oferecidas atividades pedagógicas, como acompanhamento das tarefas escolares e diversas oficinas de caráter lúdico, como música, esportes e judô.
Inicialmente foram disponibilizadas 80 vagas, todas já preenchidas. A prioridade é o atendimento das famílias, cujas mães trabalham fora e necessitam de um local para deixar os filhos em segurança. Além do projeto social, adolescentes com idade acima de 12 anos poderão participar de aulas de judô, que serão ministradas através do trabalho voluntário da Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc).
Publicidade
Como explica a vice-prefeita e secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, o espaço terá múltiplos usos, podendo ser ocupado para a realização de palestras, atividades com grupos de idosos e outros projetos de interesse da comunidade. O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) já planeja algumas ações para breve. Já as segundas e quartas-feiras a Unisc se faz presente no local com o trabalho realizado pelas assistentes sociais , que realizam reuniões com os moradores.
Para Helena o trabalho social realizado com foco na prevenção não pode ser mensurado. “Não há como quantificar o que se faz em prevenção, mas eu tenho certeza que os reflexos desse tipo de iniciativa são imensuráveis”, disse. “Temos que ser um espelho para estas crianças. O desafio agora é tornar este projeto atraente para elas, fazer com que prefiram estar aqui brincando e aprendendo, do que soltas nas ruas ou em casa, sozinhas, sem nenhuma ocupação”.
Na área externa do centro uma academia ao ar livre foi instalada pela prefeitura e o local recebeu cerca para segurança das crianças durante as atividades do projeto. Em breve um campinho de futebol também será entregue aos moradores, oportunizando ampliar a prática de atividades esportivas dentro do residencial. E as melhorias não param por aí, segundo a vice-prefeita um projeto já foi encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF) com a finalidade de obter recursos para a construção de uma creche.
Publicidade
O ato de inauguração do Centro de Convivência Viver Bem contou com apresentações musicais das crianças dos projetos sociais do Santa Vitória e Beckenkamp.