Nesta terça-feira, 2, no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e em alusão ao Abril Azul, Santa Cruz do Sul abriu as portas de um local totalmente adaptado para dar uma atenção especial a pessoas que sofrem de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se da criação do complexo denominado Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista (CMA), que ficará localizado na Avenida João Pessoa, 1.037, no Bairro Universitário.
A programação iniciou com a Caminhada de Conscientização ao Autismo, que partiu das imediações do Parque da Oktoberfest, até o local da inauguração, promovido pela Associação Luz Azul. No percurso, entidades representantes da causa autista, bem como autoridades locais, secretários, vereadores prestigiaram a ação, portando faixas e cartazes relacionados ao tema do autismo. Já no local, o ato contou com a execução do Hino do Autismo, pronunciamento de autoridades, desenlace da fita e descerramento da placa inaugural.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que é o transtorno do espectro autista
Publicidade
Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany destacou o trabalho coletivo realizado pelo poder público em parceria com a iniciativa privada. “Hoje é um dia muito especial, com mais esta entrega de um local de inclusão na prática. Quero deixar aqui meu reconhecimento a todos os secretários que se empenharam para tornar isso possível, e aos demais parceiros, porque, sozinho, a gente não faz nada”, iniciou.
Helena comentou ainda sobre a qualidade no serviço do CMA. “Conversamos muito para oferecermos aqui um lugar em que tenha um quadro de profissionais qualificados, para oferecer uma diversidade de oportunidades para as crianças e suas famílias em todas as áreas, tanto da saúde como da educação, do social, para que seja realmente um local de acolhimento e onde se sintam felizes”, declarou. A prefeita agradeceu ainda a parceria com o governo do Estado para a implantação do CMA.
Representando a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, a Coordenadora do Grupo Técnico do Programa TEAcolhe e Consultora do Telessaúde RS, Cristelle De Leon, parabenizou a administração municipal pela iniciativa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Programação especial vai marcar o Mês do Autismo; confira atividades
“A pauta do autismo é importante para todos, por isso chama-se atenção mundial para o tema. O Rio Grande do Sul é pioneiro nesta política de inclusão. Temos o programa TEAcolhe, que abrange os municípios do Estado, e Santa Cruz pode contar sempre com nossa equipe de profissionais para darmos o suporte que precisarem. Parabéns prefeita, pela sensibilidade, é assim que a gente vai construindo um mundo melhor”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, também se pronunciou. “Hoje estamos, com certeza, fazendo história. Que este centro seja o início de um trabalho duradouro, em prol de aumentarmos cada vez mais políticas públicas de inclusão, para autistas e suas famílias”, disse, e agradeceu a parceria das demais secretarias do município que atuaram para a implantação do CMA.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Com novo centro regional em Santa Cruz, rede de apoio ao autismo cresce no Estado
A coordenadora do Departamento Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e que também será responsável pela coordenação do CMA, Adriele Vargas, agradeceu o empenho de todos. “A todos os envolvidos nessa conquista, sintam-se parte da nossa equipe que vai trabalhar neste centro. Esta inauguração não é apenas abertura de um novo prédio, mas sim uma jornada de amor, inclusão e progresso para toda nossa comunidade”, disse.
O presidente da Associação Luz Azul, Claudio Alves Ferreira, reconheceu a importância do CMA. “Parabéns ao poder público pela sensibilidade humana e pela ousadia em levar adiante um projeto com esta magnitude”, declarou.
Publicidade
A casa em que funcionará o CMA oferece vários espaços para a realização de atividades com autistas e familiares. Do lado externo, além de um playground instalado no pátio da frente, há uma piscina para atendimento individual na prática da aquaterapia, horta e jardim sensoriais e fonte terapêutica.
Dentro da casa, várias salas estão adaptadas para receber os usuários, todas temáticas, como a sala do acolher, do desenvolver, e a também chamada sala da alegria. Em outro espaço há também um miniauditório, para promover capacitações. Há também um ambiente para realizar oficinas de corte e costura e artesanato para familiares dos atendidos.
LEIA TAMBÉM: Abril Azul: um mês dedicado a pensar o autismo
Publicidade
Uma equipe multidisciplinar, formada por servidores de carreira do município, como psicóloga, pedagoga de educação especial, terapeuta ocupacional, estagiários de psicologia, instrutor de música, técnica de enfermagem e enfermeira, estarão disponíveis para os atendimentos. A expectativa, segundo a coordenadora do CMA, Adriele Vargas, é de que sejam realizados cerca de 150 atendimentos mensais. Ao final da cerimônia, em ato simbólico, a prefeita Helena Hermany foi convidada a plantar sementes de girassol em uma vasilha com terra.
O CMA irá atender pessoas de todas as idades. No entanto, para ter direito ao atendimento, o usuário terá que ser encaminhado via Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que são os Cras Central, Integrar, do Bairro Bom Jesus, e Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. O horário de atendimento ao público será de segunda a sexta-feira das 8 horas às 12 horas, e das 13 horas às 17 horas.
A coordenação do CMA ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que atuará em conjunto com as secretarias de Educação e de Saúde. Mais informações sobre o serviço pode ser obtida pelo telefone (51) 3715-1895.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.