A centralização dos serviços da saúde em Santa Cruz do Sul completará um ano de conclusão em setembro. Um dos pontos mais destacados por quem utiliza os serviços da rede pública desde então é a ampliação dos espaços. A autônoma Camila Eduarda Thomas, de 29 anos, que esteve na Farmácia Municipal nesta semana, por exemplo, acredita que o novo endereço também deixa os fluxos mais organizados. “Com a central do Cartão SUS no novo local, os serviços estão próximos uns dos outros”, diz.
A professora Claudia Jost Degrandis, de 46 anos, também avalia a centralização de forma positiva. “Eu moro aqui pertinho, então, para mim, ficou muito mais fácil. O atendimento também é muito bom aqui”, conta, enquanto aguarda para ser atendida na Central de Regulação e Agendamento.
LEIA TAMBÉM: Novo Cemai é oficialmente entregue à comunidade
Publicidade
A centralização dos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde começou em abril do ano passado, quando os programas Primeira Infância Melhor (PIM), Melhor em Casa e Bem Me Quer e a nova base do Samu passaram para o prédio entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado. A conclusão ocorreu em setembro.
Segundo a Prefeitura, o objetivo das mudanças foi facilitar o acesso da população aos serviços da rede pública, evitando deslocamentos para encaminhar demandas, principalmente daquelas pessoas que já possuem limitações, como idosos, deficientes físicos e pacientes debilitados por doenças.
O secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, destaca que, além das melhorias nos espaços e da facilidade de acesso para a população, as medidas tendem a impactar os cofres públicos. “No longo prazo, poderemos economizar com aluguéis de prédios e despesas de deslocamentos para processos internos, já que estamos reunindo praticamente todos os serviços em apenas dois endereços.” Com a centralização, a Secretaria Municipal de Saúde passou a funcionar em uma estrutura localizada na Rua Ernesto Alves, entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado, no número 1.017.
Publicidade
O prefeito Telmo Kirst reforçou que os locais foram escolhidos de forma estratégica, na região central, para que toda a população tivesse acesso. “Nós investimos nas unidades básicas de saúde dos bairros para dar toda a assistência possível aos moradores perto de suas casas. Porém, alguns procedimentos e encaminhamentos ainda precisam ser feitos no Centro e, por isso, tentamos facilitar ao máximo a localização para os usuários dos serviços.”
ONDE ESTÃO OS SERVIÇOS
No prédio da Rua Ernesto Alves, 1.017 (entre a Senador Pinheiro Machado e a Fernando Abott):
– Parte administrativa da Secretaria de Saúde
– Coordenação de Atenção Básica
– Serviço de nutrição
– Ouvidoria da Saúde
– Farmácia Municipal
– Farmácia do Estado
– Programa Primeira Infância Melhor (PIM)
– Melhor em Casa
– Bem Me Quer
– Base do Samu (com entrada pela Fernando Abott)
Publicidade
No prédio antigo da Secretaria de Saúde (Rua Ernesto Alves, 746, em frente à Praça Siegfried Heuser):
– Central de Regulação e Agendamento (Cartão SUS)
– Unidade de Vigilância e Ações em Saúde
LEIA TAMBÉM: Farmácia Móvel dispensou quase 6,4 mil receitas no interior
Publicidade
This website uses cookies.