Categories: Regional

Central Analítica da Unisc recebe acreditação do Inmetro

A Central Analítica da Unisc recebeu um certificado de acreditação concedido ao setor pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre). O documento foi entregue à reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer pela equipe que trabalha na Central Analítica em encontro realizado na tarde desta quarta-feira, 10, na sala 2535, no prédio da Reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul.

O reconhecimento, que seguiu os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, refere-se aos Laboratórios de Fertilizantes e Corretivos e ao Laboratório de Fitopatologia da Central Analítica, ambos credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o coordenador da Central Analítica, Paulo Roberto Theisen, a acreditação é um feito muito importante, tanto no que diz respeito ao sistema de gestão quanto pela abrangência da norma e o consequente reconhecimento em nível mundial. “É como se fosse uma profissionalização ao extremo daquilo que nos propomos”, apontou.

Para a reitora, o trabalho realizado pelo setor é motivo de orgulho e de satisfação. “Vimos a Central nascer e crescer, sempre buscando ofertar serviços de qualidade. A acreditação demonstra o processo de maturação e dará mais credibilidade aos clientes que procuram o setor”, ressaltou Carmen. Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e a coordenadora da Assessoria de Prestação de Serviços, Patricia Konzen Klamt. Hoff comparou o certificado ao recebimento de um Oscar. “A Central está muito bem estruturada e isso é resultado de um trabalho feito por uma equipe alinhada. Quando participamos de eventos fora da Unisc, o setor é referência no estado e no país”, observou.

Publicidade

ISO/IEC 17025

Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para a implementação do sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e de calibração. Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma e se submeter à auditoria do acreditador. O atendimento da norma ISO/IEC 17025 atende a ISO 9001, pois os requisitos gerenciais são similares. Essa creditação constitui expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaio.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.