Os grupos de cavalgadas Cavaleiros da Integração, de Cachoeira do Sul, Os Farrapos e de Trança e Espora, de Encruzilhada do Sul, Cavaleiros da Integração, de Santa Cruz do Sul, e do CTG Tio Bilia, de Rio Pardo, representaram a 5ª Região Tradicionalista nesse sábado, 13, em Canguçu. Na ocasião, deram início a cavalgada que trará a centelha da Chama Crioula.
LEIA MAIS: Acendimento da Chama Crioula abre festejos farroupilhas no RS
Mais de 70 cavaleiros que protagonizarão a Semana Farroupilha nos municípios de abrangência da 5ª Região, que conta com 16 cidades e tem sede em Santa Cruz, participaram do evento. Agora, os grupos, que saíram de Canguçu, se deslocam em cavalgada até o seus respectivos municípios para dar início aos festejos farroupilhas.
Publicidade
A Chama Crioula
Próximo da meia-noite do dia 7 de setembro de 1947, os jovens João Carlos Paixão Côrtes, Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira, aguardavam junto à Pira da Pátria, montados em seus cavalos. Naquela época, a Pira da Pátria ficava no Parque Farroupilha (Redenção), nas proximidades da Av. João Pessoa, esquina com a Rua Luiz Afonso e o Colégio Júlio de Castilhos.
No momento da extinção do Fogo Simbólico da Pátria, os jovens foram chamados para a retirada da centelha, conforme haviam acordado com a Liga Da Defesa Nacional. Paixão subiu em uma escada com o archote improvisado, feito de cabo de vassoura, envolto por estopa embebida em querosene, presa por arames, e acendeu solenemente aquela que seria eternizada na história como a primeira Chama Crioula.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!