WhatsApp é o líder. Vinte e quatro horas diárias de atuação instantânea. Não há um só dia em que este extraordinário tribunal deixe de funcionar. Como que em passe de mágica e acerca de qualquer tema, florescem opiniões e sentenças variadas, sobretudo irrecorríveis.
Afinal, fatos diários e polêmicos não faltam. Áudios e imagens também não. Com a massificada cobertura pública e privada, “tudo” resta gravado e documentado.
Logo, à semelhança de um inquérito policial, gravados e “comprovados” os fatos e os respectivos personagens, e havendo abundância de “testemunhas e especialistas”, em modo de autoarrolamento, a maioria por curtição e compartilhamento, de imediato sucedem-se o processo inquisitório e o julgamento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Temporal instrumentalizado
Mais: sem prejuízo de repercussão e julgamentos paralelos e complementares nos demais e similares “tribunais”, a exemplo de TikTok, Facebook e Instagram, tão rápidos e “eficazes” quanto.
Faça um teste. Escolha um tema. Relembrando, ainda “ontem” foi o revisionismo histórico, a vacina antiCovid, os medicamentos sem comprovação científica, as queimadas no Pantanal e na Amazônia, a fome dos Ianomamis, o colapso humanitário em Gaza.
Publicidade
É como se o mundo estivesse do avesso. Ops!
Mundo inquieto
Ainda que diferentes as origens, as razões e as reivindicações de cada lugar, isso quando existentes e explícitas, o que há, entretanto, em comum?
O embaraço principal parece ser e residir nos modelos e sistemas tradicionais de representação e governabilidade, agora em evidente conflito, contradição e confronto com as transformações sociais e comportamentais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: O leão e a Teletela
Não é à toa que o próprio conceito, organização e hierarquia do que denominamos “democracia” está em discussão. Os movimentos populares sugerem o nascer e o exigir de uma “horizontalização” da política. Lindo na teoria, complicado na prática.
As manifestações têm tido variada presença e ativismo praticamente impessoal. Sem líderes. Típico reflexo da diversidade, da disponibilidade tecnológica e ação das redes sociais.
Publicidade
Pauta reivindicativa? Nos casos mais graves, é o fantasma do desemprego e da desocupação laboral. Mas não importa a nacionalidade, nem o idioma, a demanda central é a mesma: mudanças, mudanças!
Possivelmente, estejamos vivenciando uma modificação no espírito do tempo. Zeitgeist! A expressão significa espírito de uma época, sinais de um tempo, aquilo que retrata um ambiente intelectual e cultural de um determinado momento histórico.
LEIA OUTROS TEXTOS DE ASTOR WARTCHOW
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙