Regional

Censo do IBGE aponta crescimento da população em cinco municípios da região

O censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está chegando ao fim na região. Os dados do Vale do Rio Pardo devem ser concluídos nos próximos dias, uma vez que os agentes estão na fase de revisão do trabalho.

LEIA TAMBÉM: IBGE já recenseou 80% da população no Vale do Rio Pardo

Porém, dados preliminares apurados nos 14 municípios de abrangência da agência de Santa Cruz do Sul do IBGE, apontam que cinco tiveram crescimento populacional, enquanto nove tiveram redução no número de pessoas. Entre os que apresentaram um incremento de habitantes está Santa Cruz do Sul, como detalhou o responsável pela coordenação do Censo na região, Luiz Eduardo Braga, em entrevista à Rádio Gazeta nesta manhã.

Publicidade

“A população de Santa Cruz, embora variando porque ainda estamos procurando os nossos moradores ausentes, é de 132.049 habitantes. No último Censo, eram 118.374”, disse. Conforme Braga, Santa Cruz é um dos poucos municípios da nossa região que se mantém na estimativa do IBGE, que leva em conta a porcentagem de crescimento entre os últimos censos para calcular a população estimada. “De 2000 para 2010, Santa Cruz teve um crescimento. Então Santa Cruz hoje se mantém [dentro do valor estimado], porque a estimativa para 2022, matematicamente, era de 132.271 habitantes”.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo ganha 1,8 mil moradores em um ano; veja população de cada município

Além de Santa Cruz, Vera Cruz, Venâncio Aires, Pantano Grande e Mato Leitão também apresentaram crescimento. Este último município, inclusive, foi o que teve maior crescimento na região entre os dados de 2010 e 2022 – aumento de 25,43% na população. Os demais municípios do Vale do Rio Pardo tiveram redução populacional (veja a tabela completa abaixo).

Publicidade

Encruzilhada do Sul ainda está em fase de revisão geral, mas deve ficar em torno de 22 mil habitantes em 2022, ante os 24 mil em 2010. A redução populacional apresenta perdas para os municípios, principalmente, do Fundo de Participação. O apelo agora é para quem não tenha sido recenseado ou tenha alguma dúvida, para que entre em contato pelo WhatsApp (51) 3711 3378.

Os dados preliminares

LEIA MAIS

As estimativas

A estimativa anual realizada pelo IBGE tinha como base os últimos censos realizados – em 2000 e 2010. Segundo o coordenador de área do IBGE em Santa Cruz, o método matemático da estimativa foi desenvolvido em 1972, para “suprir a lacuna” existente entre cada censo e, em casos como o atual, em que o levantamento que acontece entre as décadas não pôde ser realizado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.