Geral

Censo 2022 começa nesta segunda; veja horários de visitas e como serão os questionários

Começa nesta segunda-feira o Censo 2022 na região. Os recenseadores, agentes censitários e supervisores vinculados à agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Santa Cruz do Sul já finalizaram as capacitações e estão aptos a iniciar a coleta e processamento das informações. Os municípios e localidades foram divididos em setores – cerca de 200 somente em Santa Cruz –, de forma que o trabalho vai avançar em etapas. Com isso, as visitas aos domicílios devem ocorrer até o final de outubro.

LEIA TAMBÉM: Concurso complementar do IBGE tem 21 vagas para a região

Conforme o chefe da agência do IBGE, Luiz Eduardo Braga, os treinamentos das equipes ocorreram de 18 a 22 de julho e vão prosseguir, já que não foram preenchidas todas as vagas e pode haver novas necessidades durante o processo. Nos primeiros dias de atuação, os agentes mais experientes vão acompanhar os novos para tirar dúvidas e prestar auxílio.

Publicidade

Braga pediu a colaboração da população e destacou a importância do Censo. “Ele contribui para sabermos quantos somos, onde estamos, como estamos e de que forma vivemos”, disse em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

Ele explicou que o objetivo não é apenas ter estimativas, mas mapear a população quanto a características étnico-raciais, individualidades e faixa etária. Para isso, salientou que é fundamental para a pessoa que receber o agente ter em mãos a data de nascimento dos moradores da residência. “Essa informação é de grande importância para todo tipo de planejamento futuro, cálculo da expectativa de vida, políticas públicas, entre outros”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Recenseadores aprovados para o Censo 2022 começam período de treinamento

Publicidade

Em relação ao questionário, Braga explicou que 90% deles serão do tipo básico e seu preenchimento demora cerca de cinco minutos. As informações solicitadas incluem renda do responsável pelo domicílio, características étnico-raciais, escolares, de saúde, mortalidade e registro civil dos moradores – se todos possuem certidão de nascimento – e também as características da residência, como água encanada, energia elétrica e coleta de lixo. Os outros 10%, definidos aleatoriamente, incluem perguntas mais específicas e vão exigir de 15 minutos a 20 minutos para a conclusão.

Segurança

Braga reforçou que os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, boné e bolsa do IBGE, bem como o equipamento utilizado para a coleta dos dados, semelhante a um telefone celular. Há ainda um crachá com foto e um QR code que o morador poderá escanear para verificar o nome do agente, seu município de atuação e setor. Se o morador preferir, poderá responder ao questionário no portão ou na área externa da residência. Durante o processo, não será solicitado nenhum documento pessoal, extrato bancário ou assemelhados, somente informações básicas.

Horários

Por padrão, as visitas serão realizadas durante o dia. Caso não haja morador no domicílio, o agente deixará um comprovante de visita no qual consta um telefone para contato. Este poderá ser utilizado para agendar um horário específico ou mesmo solicitar um formulário para responder pela internet. Segundo Braga, quem solicitar essa última possibilidade deverá finalizá-la o mais breve possível. Se o prazo terminar, o agente deverá realizar uma nova visita. O IBGE está trabalhando junto aos síndicos e administradores de condomínios para viabilizar a entrada dos recenseadores e definir os melhores horários.

Publicidade

Questionário

A grande maioria das pessoas vai responder a um questionário básico com cerca de 30 perguntas. Elas incluem informações pessoais dos moradores como renda, características étnico-raciais, educação, saúde e mortalidade, bem como a situação da residência no que diz respeito a fornecimento de água e energia elétrica, saneamento básico e coleta de lixo. Outros 10%, sorteados de forma aleatória, vão responder ao questionário ampliado, com 70 questões sobre os mesmos temas, mas com informações mais específicas.

Há vagas

Ainda há vagas para atuar no Censo 2022 em diversos municípios da região. Em Santa Cruz do Sul, pelo menos mais sete pessoas serão chamadas e as inscrições podem ser feitas na agência local, que fica na Rua Gaspar Silveira Martins, 1835, sala 104, esquina com a Rua Thomaz Flores. Em Vera Cruz, os interessados devem procurar a agência do Sine; e em Rio Pardo, no Centro Regional de Cultura. Não há cobrança de taxa de inscrição, nem é necessária a realização de prova para se candidatar.

Equipes de 12 municípios da região foram capacitadas entre os dias 18 e 22 de julho | Foto: Divulgação

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.