Geral

Censo 2022 começa nesta segunda com visitas a todas as moradias; veja detalhes

Recenseadores responsáveis pelo Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão pelas ruas de Santa Cruz do Sul. O trabalho, que será feito em todo território nacional após dois anos de atraso em decorrência da pandemia, começou nesta segunda-feira, 1º. No município, a pesquisa começou pelos Bairros Universitário, Santo Inácio, Bom Jesus, Dona Carlota, Santa Vitória, dentre outros. As visitas às moradias ocorrerão de segunda a segunda, sem horário pré-definido.

De acordo com o chefe da agência do IBGE em Santa Cruz, Luiz Eduardo Braga, os recenseadores vão percorrer todos os imóveis das cidades da região para registrar os dados dos moradores e aplicar dois questionários importantes para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros. “O simplificado é simples e rápido com 26 perguntas, será aplicado aos 89% dos moradores, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos. Já a amostra demora um pouquinho mais. Ela terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados e leva, em média, 16 minutos para ser respondido”.

LEIA TAMBÉM: Censo 2022 começa nesta segunda; veja horários de visitas e como serão os questionários

Publicidade

Para realização do Censo, os municípios e localidades foram divididos em setores – cerca de 200 somente em Santa Cruz. As visitas aos domicílios devem ocorrer até o final de outubro. Conforme Braga, que pede a colaboração da comunidade, o objetivo não é apenas ter estimativas, mas mapear a população quanto a características étnico-raciais, individualidades e faixa etária. “Já concluímos o levantamento urbanístico, com dados referentes a calçadas, parada de ônibus, ruas asfaltadas e agora começamos o censo com outro foco. A pesquisa busca saber se todos moradores do domicílio tem certidão de nascimento, identificação do domicílio, características do domicílio, identificação étnico-racial, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade, dentre outras. É um trabalho para planejamento público e privado. O mundo precisa dessas informações”.

Assim como em 2010, o levantamento deste ano será colhido totalmente de forma digital. Os recenseadores utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, semelhante a um aparelho celular.

LEIA TAMBÉM: Concurso complementar do IBGE tem 21 vagas para a região

Publicidade

Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos nos DCMs estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo. O IBGE também segue uma política de sigilo e confiabilidade, além ter comitês de ética internos.

Como identificar um recenseador

Para evitar qualquer tipo de golpe envolvendo a pesquisa e para que a população participe do questionário de forma segura, o IBGE criou um uniforme especial formado por colete azul marinho.

Além da cor facilmente identificável, na frente do colete há um bolso transparente com foto e os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e a função dele.

Publicidade

Ele também vai estar com uma bolsa identificada e um aparelho semelhante ao celular onde ele captura todas as informações necessárias com o morador.

Foto: Divulgação IBGE

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.