ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cenário eleitoral definido mostra 42 chapas no Vale do Rio Pardo; confira

A definição dos nomes para disputar as prefeituras e as vagas nas câmaras de vereadores da região já ocorreu. A partir da realização das convenções, entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos escolheram seus representantes e, agora, estão em fase de cadastramento de dados. Levantamento feito pela Gazeta do Sul em 16 municípios da região constatou 42 chapas na eleição majoritária.

O partido que tem mais candidatos à prefeitura é o Progressistas, encabeçando nove chapas. Para vice, a escolha mais repetida foi o MDB, com oito. As coligações mais diversas podem ser observadas, mas não são exclusividade. Há 15 situações de chapa pura, que é quando os candidatos a prefeito e vice são da mesma legenda.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Chapa governista vai ter o maior tempo de propaganda de rádio e TV em Santa Cruz

Publicidade

Outra curiosidade é o número de chefes do Executivo que buscam a reeleição em outubro. Isso ocorre em 11 municípios (Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz). O vera-cruzense Gilson Becker (PSB) é o único que conseguiu formar chapa de consenso – é a eleição com apenas um candidato à Prefeitura.

Santa Cruz do Sul

O Palacinho, sede do governo santa-cruzense, será disputado por quatro grupos. A primeira a confirmar nomes foi a chapa pura do PT, tendo João Pedro Schmidt como candidato a prefeito e Marta Nunes a vice. Depois a atual chefe do Executivo, Helena Hermany (PP), foi anunciada em convenção, tendo ao seu lado o presidente do PSB, Fabiano Dupont. Eles têm apoio do PSD, PRD, PSDB, Cidadania, União Brasil e Republicanos.

Publicidade

Na tarde de segunda-feira, o Novo convidou a imprensa para uma coletiva. Foi apresentada a dupla que representará o partido na disputa, assim como o PT, em chapa pura. O vereador Francisco Carlos Smidt concorre como prefeito e Anette Schiemann como vice.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quais são os próximos passos das eleições municipais?

A última confirmação foi da coligação PL, MDB, PDT, Avante, Podemos e Solidariedade. Na noite de segunda-feira, a convenção apresentou o ex-prefeito Sérgio Moraes para a cabeça de chapa, tendo Alex Knak ao seu lado como vice.

Publicidade

Até as 17 horas dessa quinta-feira, 8, apenas Helena e Schmidt estavam registrados no TSE. A partir do dia 16, todos podem iniciar a campanha eleitoral e pedir votos.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA

Publicidade

© 2021 Gazeta