ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cemai registra aumento de 32% nos atendimentos em razão do frio

Doenças respiratórias provocadas pela queda nas temperaturas levaram mais pacientes ao Centro Materno Infantil em junho

A chegada do inverno provocou um acréscimo significativo dos atendimentos no Centro Materno Infantil (Cemai) em junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi registrado um aumento de 32% em relação ao mês anterior. Em maio, foram 3.310 atendimentos, número que, no mês seguinte, saltou para 4.338 – ou seja, 1.028 a mais. Conforme a coordenadora do Cemai, Thais Wartchow Weiss, a maior procura é consequência das doenças respiratórias, associadas às constantes mudanças de temperatura. “O mês de junho realmente nos surpreendeu”, afirma.

Diante deste comportamento, o tempo de espera também aumentou. Nos horários de pico, a demora pode chegar a duas horas, dependendo da demanda e de internações. Por isso, o secretário municipal de Saúde, Daniel Fernando Cruz, orienta a população a procurar os postos de saúde para realizar o primeiro atendimento. “E se houver necessidade, a criança é encaminhada ao Cemai”, destaca.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Publicidade

Segundo o titular da pasta, embora a estrutura seja voltada ao público infantil, a prioridade é para urgências e emergências. Além disso, Cruz pede para que as crianças sejam imunizadas contra a influenza. “Em todos os nossos postos há disponibilidade da vacina, e nossa expectativa é de que a procura aumente com a chegada de dias mais frios”, afirmou.

Prevenção é fundamental

Enquanto o número de casos de doenças respiratórias em crianças sobe, profissionais da saúde aconselham as famílias a adotar métodos preventivos. A supervisora médica na Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell, enfatiza que as baixas temperaturas aumentam a propagação do vírus da gripe. Por isso a necessidade de ampliar os cuidados básicos.

Publicidade

Uma das orientações é agasalhar bem as crianças para protegê-las do frio, além de outros cuidados rotineiros, como lavar as mãos com frequência e evitar tocar os olhos e a boca. Clauceane também enfatiza a alimentação equilibrada e saudável, beber muita água e fazer exercícios regularmente. E, em caso de sinais e sintomas de infecção respiratória, a recomendação é utilizar máscara.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

Publicidade

© 2021 Gazeta