Cemai registra aumento de 30% no número de atendimentos nos últimos dois meses

Os atendimentos no Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul tiveram aumento significativo nos últimos dias. Após várias reclamações sobre demora nos atendimentos, a Administração Municipal se reuniu na última quinta-feira, 7, para tratar sobre o assunto. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, na tarde desta quarta-feira, 13, a secretária de Saúde, Daniela Dumke, informou que houve aumento médio de 30% na procura pelo serviço, nos últimos dois meses. “Com certeza, em abril vai ser maior ainda o número de atendimentos”, ressaltou.

Daniela salientou que pais com crianças de outros municípios têm procurado o Cemai. Entretanto, o serviço oferecido é exclusivo para moradores de Santa Cruz do Sul, já que é custeado com verbas do município. “Muitos municípios não têm essa resolutividade. O município não tem como pagar esse serviço para os demais municípios. Casos de emergência e urgência jamais deixarão de ser atendidos. Para casos eletivos cada munícipe precisa procurar a sua referência pra receber esse atendimento”, especificou.

De acordo com a Prefeitura, o aumento da demanda por atendimentos tem sido registrado em diversos municípios, devido à chegada do outono, que trouxe baixas temperaturas. Outro elemento apontado é a volta das crianças ao convívio normal pós-pandemia e as síndromes respiratórias, mais comuns neste período do ano. O serviço oferecido pelo Centro Matrno infantil é voltado para urgências e emergências. Por isso, a orientação da Prefeitura é de que as crianças com sintomas leves sejam encaminhadas para postos de saúde ou para o Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória, que conta com ambulatório pediátrico, das 17 horas às 23 horas.

Publicidade

A novidade para esta semana é a contratação de mais um médico para o Cemai. A intenção da Prefeitura é manter três profissionais durante todo o período de inverno. “Dois médicos já fazem parte do quadro, o terceiro é um suporte, mas às vezes há dificuldade em conseguir esse profissional durante todos os dias da semana”, ressaltou a secretária.

LEIA MAIS: Alta demanda no Cemai motiva reunião em Santa Cruz nesta quinta-feira

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.