Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Cemai registra aumento de 30% no número de atendimentos nos últimos dois meses

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Os atendimentos no Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul tiveram aumento significativo nos últimos dias. Após várias reclamações sobre demora nos atendimentos, a Administração Municipal se reuniu na última quinta-feira, 7, para tratar sobre o assunto. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, na tarde desta quarta-feira, 13, a secretária de Saúde, Daniela Dumke, informou que houve aumento médio de 30% na procura pelo serviço, nos últimos dois meses. “Com certeza, em abril vai ser maior ainda o número de atendimentos”, ressaltou.

Daniela salientou que pais com crianças de outros municípios têm procurado o Cemai. Entretanto, o serviço oferecido é exclusivo para moradores de Santa Cruz do Sul, já que é custeado com verbas do município. “Muitos municípios não têm essa resolutividade. O município não tem como pagar esse serviço para os demais municípios. Casos de emergência e urgência jamais deixarão de ser atendidos. Para casos eletivos cada munícipe precisa procurar a sua referência pra receber esse atendimento”, especificou.

De acordo com a Prefeitura, o aumento da demanda por atendimentos tem sido registrado em diversos municípios, devido à chegada do outono, que trouxe baixas temperaturas. Outro elemento apontado é a volta das crianças ao convívio normal pós-pandemia e as síndromes respiratórias, mais comuns neste período do ano. O serviço oferecido pelo Centro Matrno infantil é voltado para urgências e emergências. Por isso, a orientação da Prefeitura é de que as crianças com sintomas leves sejam encaminhadas para postos de saúde ou para o Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória, que conta com ambulatório pediátrico, das 17 horas às 23 horas.

Publicidade

A novidade para esta semana é a contratação de mais um médico para o Cemai. A intenção da Prefeitura é manter três profissionais durante todo o período de inverno. “Dois médicos já fazem parte do quadro, o terceiro é um suporte, mas às vezes há dificuldade em conseguir esse profissional durante todos os dias da semana”, ressaltou a secretária.

LEIA MAIS: Alta demanda no Cemai motiva reunião em Santa Cruz nesta quinta-feira

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.