Santa Cruz do Sul

Celebrações de Corpus Christi terão tapete solidário; confira a programação na região

Todas as paróquias na Diocese de Santa Cruz do Sul terão programações nesta quinta-feira, 30, para celebrar Corpus Christi. Em muitas delas, os tradicionais tapetes de serragem colorida e outros adereços que enfeitam o caminho por onde o Santíssimo irá passar serão substituídos por um tapete solidário.
A solenidade marca o dia em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. A festa está ligada a uma homenagem ao sacrifício feito por Jesus Cristo pela humanidade, com a representação e celebração do seu corpo e sangue. O ato é realizado sempre 60 dias após o domingo de Páscoa.

O bispo diocesano de Santa Cruz do Sul, dom Aloísio Alberto Dilli, irá presidir, nesta quinta, a Santa Missa às 9 horas, na Catedral São João Batista. Após a celebração, haverá a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, isto é, com a Eucaristia. Saída da Catedral pelas ruas Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Fernando Abott, Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, até chegar à Praça Getúlio Vargas.
Duas paradas ocorrerão durante a procissão – uma em frente ao Hospital Santa Cruz, onde será proferida a bênção especial aos enfermos e profissionais da saúde, e outra em frente ao Colégio Marista São Luís, pedindo proteção aos estudantes e profissionais da área, de todas as instituições de ensino. O trajeto se encerrará junto ao Memorial de Dom Alberto Etges, na Praça Getúlio Vargas, com bênção solene do Santíssimo Sacramento.

LEIA TAMBÉM: Gazeta e clubes de serviço lançam campanha para auxiliar famílias atingidas pela enchente; saiba como doar

Publicidade

Denominado como Dia da Partilha, a Diocese pede à comunidade que doe alimentos, agasalhos e cobertores, que serão entregues aos necessitados. A cerimônia, conhecida e lembrada pela confecção dos tradicionais tapetes de serragem colorida e outros adereços que enfeitam o caminho por onde o Santíssimo vai passar, em muitas paróquias será substituída por um tapete solidário com alimentos não perecíveis, agasalhos, cobertores e material de limpeza e escolar doados pelos fiéis. Os itens arrecadados, posteriormente, serão distribuídos às vítimas das enchentes.

Em Sinimbu, programação será especial

Em Sinimbu, haverá uma programação especial conjunta da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e da Igreja Católica nesta quinta. A atividade se iniciará às 14 horas, no pavilhão da Comunidade Evangélica, com a apresentação da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), de Santa Cruz do Sul.
Depois começa procissão pela Avenida General Flores da Cunha. Ao longo do trajeto haverá paradas, onde a banda se apresentará novamente. Às 15 horas inicia-se a missa na Igreja Matriz, com a participação da Igreja Evangélica Luterana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá arrecada 6,5 toneladas de alimentos durante 37º Torneio de Integração

Toda a população está convidada a participar da procissão desde o início, no pavilhão da Comunidade Evangélica, ou se unir ao grupo ao longo do percurso, assim como da celebração conjunta na Igreja Católica. A celebração será um momento de fé importante em meio aos sérios problemas que ocorreram em Sinimbu com a enchente.

Celebrações na região

Publicidade

  • Paróquia Cristo Rei – Gramado Xavier: missa às 9 horas, com procissão
  • Paróquia São João Batista – Boqueirão do Leão: missa às 9 horas
  • Paróquia São Sebastião Mártir – Venâncio Aires: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia Santa Inês – Mato Leitão: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia Santa Catarina – Linha Brasil: missa às 8h30
  • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Vila Estância Nova: missa às 9 horas, com procissão
  • Paróquia Nossa Senhora da Natividade – Vila Arlindo: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia São Martinho – Vila Palanque: missa às 14h30, com procissão
  • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Monte Alverne: missa às 9 horas, com procissão
  • Paróquia Nossa Senhora da Glória – Sinimbu: missa às 15 horas, com procissão
  • Paróquia Santos Mártires das Missões – Linha Santa Cruz: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia Santa Terezinha – Herveiras: missa às 9 horas, com procissão
  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Passo do Sobrado: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia São João Batista – Catedral – Santa Cruz do Sul: missa às 9 horas, presidia por Dom Aloísio Dilli. Após, procissão
  • Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Candelária: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia Santa Teresa – Vera Cruz: missa às 9 horas, com procissão
  • Paróquia São José – Vale do Sol: missa às 9 horas, com procissão
  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Rio Pardo: missa às 15 horas, com procissão
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rincão Del Rey: missa às 8h30, com procissão
  • Paróquia São Nicolau – Rio Pardo: missa às 9 horas
  • Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pantano Grande: missa às 14 horas
  • Paróquia São José do Patrocínio – Amaral Ferrador: missa às 15 horas
  • Paróquia Santa Bárbara – Encruzilhada do Sul: missa às 8h30, com procissão

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.