Regional

CDL Santa Cruz estima um incremento de 7% nas vendas alusivas ao Dia dos Pais

Uma das principais datas do ano para o comércio se aproxima. O Dia dos Pais combina com inverno e frio e, mesmo com o calor que fez nos últimos dias, o clima deve mudar e atrair novamente o olhar do consumidor para as lojas. A uma semana do Dia dos Pais, a expectativa do comércio é alavancar as vendas em torno de 7%, segundo estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz).

O presidente Ricardo Fernando Bartz explica que a movimentação deve se intensificar nestes últimos dias. “Roupas, calçados, artigos de inverno, e também, itens para a casa, além de eletrônicos devem ser os mais procurados”, explica.

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Passados 90 dias da crise em função da enchente, o comércio está voltando a uma normalidade em função também de abastecimento de produtos e a ideia é que o consumidor volte a ter disponibilidade de artigos que estiveram em falta. “A ideia para este segundo semestre é que o varejo e serviços possa recuperar o tempo perdido, especialmente no período entre maio e junho, quando foi muito afetado”, justifica.

Nacional

Em nível nacional, o Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto.

De acordo com os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% estão em situação financeira difícil, 28% para economizar, 14% estão desempregados, 14% precisam pagar dívidas em atraso e 12% não conseguiram juntar dinheiro.

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Sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano, para 24% estão na mesma faixa de preço e 7% estão mais baratos. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 230 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,6 presentes.

A maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites / aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).

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Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (47%), seguidas de perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

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A grande maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, 34% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3 vezes e 22% em 4 vezes. Em média, serão feitas 4 prestações.

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O levantamento aponta ainda que 81% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 14% vão dividir, principalmente com irmãos/irmãs (35%), com o cônjuge (26%) e com os filhos (21%). Entre os pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s), 35% porque é forma de reduzir os gastos, 19% estão sem dinheiro e 17% querem dar um presente melhor/mais caro. Entre os entrevistados, 59% querem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 8% o irmão.

A maioria dos entrevistados (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (28%), lojas de departamento (15%) e shopping populares (14%). Mas 40% pretendem comprar pela internet, sobretudo aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%).

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Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas online, 57% utilizarão os sites varejistas internacionais, 38% de varejistas nacionais e 35% de compra e venda de produtos novos ou usados.
De acordo com os entrevistados, os principais motivos para comprar os presentes em sites de varejistas internacionais são: preço baixo (73%), maior variedade de produtos (46%), economia de gastos (37%) e qualidade dos produtos (32%).

Quando se trata dos fatores que influenciam no local de compra: 48% destacam o preço, 36% a qualidade dos produtos, 31% as promoções e descontos e 25% pelo frete grátis. O principal local de comemoração da data será na própria casa (37%), seguido pela casa do pai (36%) e 8% pretendem almoçar fora.

A vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai (43%), considerar que o presente é um gesto importante (29%) e ter o costume de presentear pessoas queridas (25%) são os principais motivos apontados pelos entrevistados que irão comprar presentes no Dia dos Pais.

O problema surge quando a vontade de demonstrar gratidão se sobrepõe à responsabilidade sobre as finanças pessoais: 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.

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Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

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