A CDL Santa Cruz, dentro da programação da 1ª edição do projeto Santa Cruz Presente Com Você, vai propiciar à comunidade santa-cruzense um evento gratuito, alusivo às festividades de final de ano. Trata-se de um show com o grupo Sexteto Tempero Brasil, de Teutônia. O evento ocorre no dia 28 de dezembro, após o último sorteio da campanha CDL Presente Com Você. Também vai ser realizada uma oficina de música com uma escola pública.
O show foi planejado para ser realizado em 2021, e foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, sendo que as empresas Stockmed, Valecross e Schweickardt aderiram à iniciativa como parceiras. O objetivo, segundo o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, é consolidar o projeto “Santa Cruz Presente com Você” como um evento anual, valorizando a cultura e os artistas. “Para a realização do evento, buscamos o apoio das empresas para a efetiva execução do projeto”, explica.
Outra inciativa dentro do projeto será a realização de um workshop de música para 50 alunos de escolas públicas. A atividade será realizada na próxima quinta-feira, 16, na EMEF Duque de Caxias, entre 13 horas e 17 horas. O objetivo, segundo Ricardo Fernando Bartz, é iniciar jovens e crianças no universo da música, estimulando-os a desenvolver potencialidades, bem como despertá-los para o gosto pela criação e prática musical. Neste encontro, será feito um breve relato histórico da música. Ainda haverá a construção conjunta de instrumentos de percussão e a prática de composição musical e execução em conjunto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Centro de Cultura comemora 16 anos com show beneficente
A ideia, segundo o presidente da CDL é estimular ao uso dos sentidos pelos alunos. “Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve”, observa Ricardo.
Criado em março de 2009, o Tempero Brasil surgiu na intenção de desenvolver um trabalho musical voltado à prática da improvisação, ao aprimoramento da técnica instrumental e à pesquisa de repertório. Formada por um trio de sopros, sustentados rítmica e harmonicamente por instrumentos, o sexteto possui um tempero musical brasileiro. O grupo faz experimentações e releituras nos arranjos, a maioria escritos pelo maestro Astor Jair Dalferth, e apropria-se de um repertório de temas clássicos, regionais, nacionais e internacionais.
Publicidade
A direção musical e arranjos estão a cargo de Astor Jair Dalferth e a distribuição instrumental é a seguinte: Astor Jair Dalferth, no trombone, violão e vocais; Jilvan Ferreira, saxofone tenor e soprano e vocais; Júnior Sessi, na guitarra e vocais; Marcos Grün, na bateria; Rodrigo Görgen, no baixo e William Bayer, no trompete, flauta transversal e vocais.
O repertório é formado por Música Popular Brasileira (MPB), nos mais variados movimentos, ritmos e estilos; música latina, jazz, rock e pop rock e show instrumental com temas autorais.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Natal começa nesta terça-feira na Casa das Artes
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.