Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ETERNO REI DO FUTEBOL

CBF e governo de SP decretam luto de sete dias por morte de Pelé

Foto: Reprodução/Instagram

A morte de Pelé, tricampeão mundial com a seleção e maior jogador de futebol de todos os tempos, nesta quinta-feira, 29, será motivo para “todas as homenagens possíveis” por parte da CBF. Segundo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, Pelé é eterno e, por isso, precisa ter sua memória e seu legado perpetuados. A CBF decretou luto oficial por sete dias.

“Estou profundamente emocionado com a partida do Pelé. A CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno e vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, declarou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

LEIA TAMBÉM: Pelé mudou os rumos do esporte mais popular do Brasil

Publicidade

O dirigente confirmou que participará do velório do eterno jogador. Ednaldo, que é natural da Bahia, lembrou de duas oportunidades em que viu Pelé em campo, inclusive na partida que quase registrou o gol mil do craque.

“Lembro ainda hoje da emoção de ter visto o Pelé em ação em Ilhéus quando a seleção da cidade enfrentou o Santos, em 1967. Eu tinha apenas 13 anos e fiquei impactado. Ele fez um dos gols”, recordou. “Dois anos depois, viajei até Salvador para assistir o milésimo gol dele, que acabou não saindo. O Nildo tirou o gol quase na linha. Eu e a Fonte Nova praticamente inteira vaiamos o zagueiro do Bahia. Três dias depois, o Rei marcou o milésimo no Rio diante do Vasco.”

LEIA MAIS: Relembre fatos que fizeram de Pelé o “Rei do Futebol”

Publicidade

Após a confirmação da morte de Pelé, o site da CBF passou a publicar uma série de homenagens ao Rei do Futebol, que também está sendo referido como “a Majestade da Bola”. Pelé foi o primeiro atleta a ter uma estátua de cera erguida no Museu da Seleção, ainda em 2020.

À época, o Rei do Futebol não pôde comparecer à inauguração da homenagem porque já enfrentava problemas de saúde. A estátua dele faz referência ao Pelé tricampeão de 1970. Nove jogadores que estiveram naquela conquista estiveram na cerimônia de lançamento da estátua.

Em São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, decretou luto de sete dias pela morte de Pelé. “Pelé é o maior nome dos muitos atletas que conduziram o Brasil à glória do futebol mundial, o maior gênio do esporte, um embaixador global da nossa arte, talento e simpatia”, disse o governador, antes de fazer referência aos laços de Pelé com o Estado de São Paulo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em carta sobre eliminação na Copa, Pelé diz que Hexa foi apenas adiado

Pelé nasceu na cidade mineira de Três Corações, mas passou a maior parte da vida no estado vizinho, principalmente nas cidades de Bauru e Santos, onde levou o time da cidade ao estrelato mundial na década de 60.

“Mineiro de nascimento, Pelé está eternamente ligado a São Paulo Iniciou sua carreira pelo Bauru, onde se consagrou campeão infanto-juvenil, e depois conquistou todos os títulos estaduais, nacionais e mundiais pelo Santos, clube que o contratou como profissional, com apenas 15 anos”, lamentou o governador.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Marta deveria ser reverenciada como o meu pai”, diz filha de Pelé

O decreto do luto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 30. “Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão. A memória de Pelé seguirá nos acompanhando rumo aos novos títulos da seleção brasileira”, afirmou Garcia.

A prefeitura de Santos também anunciou luto oficial de sete dias. “Pelé é imortal. Seus feitos estão gravados na primeira página da história da humanidade. O Rei do Futebol, o maior atleta de todos os tempos, sempre estará em nossos corações e em nossa memória como um mago da bola”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelé envia mensagem de apoio a Neymar após eliminação da Copa

Ele destacou a importância do Rei para o time do Santos. “(Foi) Alguém que escreveu o bê-á-bá do futebol-arte com determinação e muito talento. Que impressionará eternamente as gerações com suas jogadas extraordinárias e sua história tão peculiar: do menino craque, humilde, que junto com o maior time do mundo, o Santos Futebol Clube, encantou o planeta.

Perdemos o Edson que, como dizia o próprio Rei, era um homem comum. O Edson descansou, mas o Pelé, com todo o seu encanto, nunca morrerá. Viva Pelé. Obrigado por toda a emoção e alegria que trouxe para nós. Pelé é eterno em nossa memória e coração”.

ASSISTA: Gazeta Notícias desta quinta-feira abordou a morte de Pelé

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também lamentou a morte do Rei. “O mundo perdeu hoje uma das personalidades mais emblemáticas de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, era sinônimo de atleta. Considerado o Rei do Futebol, ele certamente ficará marcado como um dos brasileiros mais conhecidos mundo afora”, afirmou, em nota.

“Com a bola nos pés, foi tricampeão mundial, entre outras dezenas de títulos conquistados, e anotou mais de 1.280 gols. Além das marcas nunca alcançadas, Pelé eternizou jogadas incríveis que jamais sairão da memória dos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta. Neste momento de profunda dor e tristeza em todo o mundo, manifesto meu pesar a familiares, amigos e fãs desta referência mundial no futebol.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.