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CBA afasta fiscais da Stock Car por suspeitas de ameaças a pilotos

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou nesta segunda-feira, 29, que dois fiscais de pista da Stock Car estão afastados provisoria e preventivamente das atividades por suspeita de agirem deliberadamente para prejudicar o piloto carioca Cacá Bueno, pentacampeão da categoria. Em comunicado publicado em seu site, a entidade informa que um inquérito administrativo vai apurar as supostas violações e as responsabilidades das pessoas citadas na denúncia feita na ediçnao desta segunda do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o diário paulista, conversas entre fiscais da CBA em um grupo no aplicativo de mensagens eltrônicas WhatsApp levantam dúvidas sobre a lisura de decisões e relatórios de corridas da Stock Car. Uma troca de mensagens obtida pela apontaria ameaças do auxiliar de comissário Paulo Ygor Dias a Cacá Bueno no dia 7 de abril de 2015. “Vamos desclassificar ele por alguma coisa na próxima etapa…”, escreveu o fiscal.

A ameaça seria uma represália ao piloto por ele ter chamado os “caras da CBA” de “bando de imbecis”, em conversa com a equipe que acabou vazando na transmissão da prova de Ribeirão Preto em 5 de abril. Cacá protestava após não ter recebido a bandeirada por erro de uma comissária. Ele acabou multado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA e foi suspenso da etapa seguinte.

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Na mesma troca de mensagens obtida pela Folha, o comissário Clóvis Matsumoto conta que Cacá teria perdido o título em algumas ocasiões por decisões suas. “Bom, na minha época o Cacá foi 3 vezes vice pq eu não estava a fim de deixar ele ser campeão! Kkk”, escreveu. “Eu presenciei essa época do matsu… E tbm não faz muito que ele não foi campeão por uns pontinhos que tiramos dele… kkk”, respondeu Ygor.

Os dois fiscais disseram à Folha que a conversa foi uma brincadeira e que não há como o trabalho de agentes como eles interferir no resultado de provas e campeonatos. Já Cacá Bueno classificou de “repugnante” e “absurdo” o tom da conversa, mas disse que não se surpreendia com ela. “Sempre tive suspeitas”, afirmou o piloto ao diário.

A temporada de 2016 da Stock Car começará no próximo domingo, 6 de março, no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR). O campeonato terá 12 etapas e Santa Cruz do Sul sediará a quarta delas no dia 5 de junho. O atual campeão é o paulista Marcos Gomes, da Voxx Racing. Cacá Bueno estará na disputa novamente pela Red Bull Racing.

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Confira a íntegra da nota da CBA:

29/02/2016
Comunicado da Confederação Brasileira de Automobilismo

A Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA – vem a público informar que tomou ciência da matéria, publicada na data de hoje, 29 de fevereiro de 2016, no jornal Folha de S. Paulo, pela jornalista Paula Cesarino Costa, intitulada: “Troca de mensagens põe em xeque isenção de fiscais da Stock Car”.

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A matéria informa que a Folha de S. Paulo “teve acesso a uma troca de mensagens, por WhatsApp de um grupo de comissários e auxiliares que atua no circuito”.

Nas conversas, a que a Folha de S. Paulo diz ter tido acesso, os comissários supostamente fariam ameaças de desclassificar pilotos e se vangloriariam de já o terem feito.

A matéria se refere especificamente ao auxiliar Ygor Dias, ao Comissário Técnico Clóvis Matsumoto e aos pilotos Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Átila Nunes.

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A CBA informa que, provisória e preventivamente, resolveu afastar os oficiais de pista citados na matéria e abrir inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades, além de encaminhar a matéria jornalística para a Procuradoria do STJD do Automobilismo, ante a gravidade do narrado.

A CBA esclarece que os auxiliares e comissários técnicos não têm o poder de desclassificar ou de tirar pontos de qualquer piloto. Eles, os comissários técnicos, elaboram um relatório técnico, emprestando conformidade ou desconformidade ao veículo de competição diante do regulamento técnico da categoria.

As vistorias técnicas são realizadas, de ofício, pelos comissários técnicos ou por reclamações de pilotos ou de equipes concorrentes, na forma do Código Desportivo do Automobilismo e, em qualquer hipótese, são acompanhadas, pessoalmente, no local em que os carros são vistoriados, por membros da equipe proprietária do veiculo, inclusive pelo piloto, se assim o desejar.

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Os regulamentos técnicos das categorias são objetivos, não se prestando, em regra, a interpretações divergentes.

Os Comissários Desportivos, com base nos relatórios elaborados pelos Comissários Técnicos, na presença dos membros das equipes, têm o poder de punir os pilotos, inclusive com perda de pontos.

A CBA, em levantamento realizado a partir de janeiro de 2009, pode afirmar, com toda certeza, que nenhum piloto veio a ser punido pelos comissários desportivos, com base em relatório dos comissários técnicos, e, portanto, nenhum piloto deixou de ser campeão em virtude de punições dos comissários da CBA.

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