Cavalos Crioulos estreiam na Expoagro Afubra 2022

Beleza, rusticidade e resistência são características marcantes dos cavalos crioulos, que estão pela primeira vez no parque de exposições da Expoagro Afubra. Os visitantes da maior Feira do Brasil voltada à agricultura familiar podem conferir de perto todas as peculiaridades dos animais, que têm espaço garantido no Pavilhão de Animais, durante os quatro dias. Um dos momentos mais esperados pelos criadores da raça é a 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos, que está agendada para sábado, 26. A promoção é dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande, com participação de outros núcleos convidados.

O cirurgião vascular Edson Lucas Colomé, proprietário de uma cabanha de cavalos crioulos em Rio Pardo/RS, explica que são esperados mais de cem animais inscritos, de diferentes municípios do Rio Grande do Sul e também de outros estados. A programação da Mostra está agendada para começar no início da manhã, às 8 horas. Serão escolhidos os melhores exemplares da raça dentro de cada categoria. O técnico responsável é Alexandre Suñe, enquanto o jurado é Ricardo Borges. Além da premiação, os vencedores da competição morfológica somam pontuação dentro do ranking da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

LEIA MAIS: Expoagro Afubra: volta à presencialidade marca a 20ª edição da feira

Publicidade

Nesta sexta-feira, 25, os crioulistas ainda poderão assistir a uma palestra técnica sobre as perspectivas de negócios da raça crioula, ministrada por Alexandre Suñe. Atualmente, a ABCCC estima que haja mais de 460 mil cavalos crioulos registrados no Brasil. Em todo território nacional, a raça movimenta em torno de R$ 10 bilhões anualmente. “Estar na Expoagro Afubra é uma grande oportunidade de divulgação da raça e também de concretização de negócios. Pela primeira vez na programação, queremos fazer um evento à altura da feira”, ressalta Colomé. Mais informações sobre a 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos podem ser solicitadas pelos telefones 51 99869-6976, com Geneci, ou 51 99579-0381, com Luana.

Genética animal em destaque

Como acontece todos os anos, o Setor de Animais da Expoagro Afubra é uma atração à parte, especialmente pela admiração das pessoas pelos bichos de diferentes espécies. Na 20ª edição do evento, mais uma vez, a expectativa é grande em torno da programação. O coordenador da exposição de animais, Edgar Pedro Konzen, reforça que durante os quatro dias de feira o público poderá conhecer de perto exemplares de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos, caprinos, coelhos e aves domésticas. Uma das grandes novidades é a participação de caprinos e equinos, que retornam para a feira através da Associação Gaúcha de Criadores de Caprinos (AGCC).

LEIA MAIS: Variedade de sabores é evidenciada no pavilhão das agroindústrias

Publicidade

Para Konzen, o Setor de Animais é muito representativo porque proporciona que os agricultores possam ter acesso a animais para o melhoramento genético em suas propriedades, além de informações e tecnologia sobre manejo dos rebanhos. Destaca, ainda, a importância do segmento para os expositores participantes, que conseguem alcançar pessoas que normalmente não teriam acesso a seus animais fora do Expoagro Afubra – uma vez que a Feira integra criadores das mais diversas regiões gaúchas e visitantes de muitas partes do País e também do exterior. A estrutura, localizada no lado oposto da entrada principal do Parque, conta com dois pavilhões de 450 metros quadrados cada para abrigar os animais.

Programação no setor de animais

  • Venda e exposição de animais da raça Holandesa;
  • Venda, exposição de animais da raça Jersey;
  • Venda, exposição de animais das raças Gir Leiteiro e Girolando;
  • Venda e exposição da raça Braford;
  • Venda e exposição da raça Indu Brasil;
  • Venda e exposição da raça Brahman;
  • Venda e exposição de ovinos;
  • Venda e exposição de caprinos;
  • Venda, exposição de coelhos das raças Gigante de Flandres, Califórnia e Nova Zelândia;
  • Venda, mostra e julgamento de aves de reprodução de carne, ovos e ornamentais – APCA;
  • Exposição de equinos;
  • Adestramento de cães para pastoreio em rebanho de ovinos – Senar

LEIA MAIS: Expoagro: duas décadas semeando a inovação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.