ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cavalgada das Anitas percorre 25 quilômetros em Rio Pardo

Participantes realizaram cavalgada na localidade de Passo do Adão, em Rio Pardo

A 5ª Cavalgada das Anitas reuniu em torno de 30 mulheres e crianças no último dia 6 de agosto, percorrendo 25 quilômetros na localidade do Passo do Adão, em Rio Pardo. A primeira edição da atividade ocorreu em 2020. A última havia sido em março deste ano, alusiva ao Dia da Mulher, seguindo por um trajeto com de cerca de 20 quilômetros entre Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado.

Atualmente, o grupo conta com 35 cavalarianas. O nome é em homenagem a Anita Garibaldi, que fez história durante a Revolução Farroupilha, mulher destemida, aguerrida e à frente do seu tempo. A “heroína de dois mundos” nasceu em Santa Catarina em 1821 e participou da Revolução Farroupilha, da Guerra Civil Uruguaia e da Primeira Guerra de Independência da Itália, junto com o marido e revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Acendimento da Chama Crioula abre festejos farroupilhas no RS

Publicidade

O casal teve quatro filhos. Anita estava grávida do quinto, quando contraiu uma febre enquanto o casal tentava fugir da Itália. Ela faleceu junto com o bebê, em Ravena, aos 27 anos. O legado de coragem é celebrado até hoje, rendendo homenagens e a inclusão no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

O mês de agosto marca o nascimento e também a morte de Anita, por isso a cavalgada ocorre nesse período. Os maridos das participantes acompanham o grupo na saída e depois fazem a recepção com um churrasco. Uma das participantes, Marla Kroth, leva sua filha Aurora, que participa da cavalgada desde os 3 anos de idade. A mãe e a filha são um exemplo da força e determinação de todas as Anitas no percurso.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: GALERIA: Cavalgada das Anitas é realizada neste sábado

Publicidade

O grupo das cavalarianas ainda não está aberto ao público. As integrantes realizam as tratativas sobre toda a documentação para filiação ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e, também, por toda responsabilidade e organização que isso gera, sempre com cuidados com as participantes e com os cavalos.

LEIA MAIS: Na 4ª edição da cavalgada, Anitas percorrem 20 quilômetros

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta