Começa nesta sexta-feira, 24, e segue até a próxima segunda-feira, 27, a segunda Cavalgada da Paz, em comemoração à Semana da Paz. Na 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), o trajeto terá início em Cachoeira do Sul e seguirá até Rio Pardo, que em 2026 sediará o acendimento da Chama Crioula no Estado. Em todo o Rio Grande do Sul, 30 regiões realizarão a Cavalgada da Paz, em parceria com a vice-presidência de Cavalgadas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na 5ª RT, a segunda edição é promovida por meio do Departamento de Cavalgadas, cujo diretor é Paulo José Machado.
O ex-coordenador da região, Luiz Clovis Vieira, falecido em junho do ano passado, será homenageado nesta edição. Segundo Marisa Rossa, coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, a saída ocorrerá junto ao parque de eventos da Fenarroz em Cachoeira do Sul e seguirá para Rio Pardo, com chegada prevista para segunda-feira, totalizando um percurso de 72 quilômetros.
LEIA TAMBÉM: Sexta edição da Cavalgada das Anitas acontece no dia 4 de março
Publicidade
“Tanto a Prefeitura de Cachoeira do Sul quanto a de Rio Pardo são parceiras na proposta de divulgar a Semana da Paz como um marco que iniciará as atividades tradicionalistas no ano, procurando sempre estabelecer a paz entre todos e em especial dentro de nossas famílias”, salienta a coordenadora.
A Semana da Paz começou oficialmente nessa quinta-feira, 23, e seguirá até 1º de março, data da assinatura do Tratado de Ponche Verde. De acordo com Marisa, as cavalgadas são uma preparação para a grande comemoração que ocorrerá ano que vem em Dom Pedrito, local da assinatura do Tratado de Ponche Verde, fato que marcou o fim da Revolução Farroupilha. “Historicamente o movimento tradicionalista comemorou sempre o início da guerra, por meio das festividades da Semana Farroupilha, mas nos omitimos do momento mais importante, que é a paz”, ressalta.
A partir de 2023, o MTG se propôs a promover as comemorações da Semana da Paz como o primeiro evento de cada ano. “Se hoje o Rio Grande do Sul tem lugar de destaque no País, é graças a estes bravos que reivindicaram direitos para o Estado e foram atendidos”, acrescenta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Será um evento que vai marcar a história de Santa Cruz”, diz presidente do MTG sobre Festa Campeira
Santa Cruz do Sul também terá programação alusiva à data nesta sexta-feira e no domingo. Nesta sexta, uma palestra às 19h30 será realizada no CTG Rincão da Alegria, com o tema “A paz de Ponche Verde”, ministrada por Mari Ana Diniz. Já no domingo haverá a entrega de fitinhas e a Mateada da Paz na Praça da Bandeira, no centro de Santa Cruz, a partir das 15 horas. Durante as duas programações, estará disponível um ponto de coleta de material escolar.
A realização dos eventos é do Departamento Jovem do CTG Rincão da Alegria. Pietra Giovanna Franco, que é integrante do departamento, salienta a importância de comemorar a paz. “Resolvemos desenvolver novamente esse evento, que já aconteceu antes da pandemia aqui em Santa Cruz, justamente para comemorar a assinatura do tratado de paz de Ponche Verde, o marco final da Revolução Farroupilha, e que muita gente esqueceu.” Pietra completa que as outras edições foram promovidas pela Associação Tradicionalista Santa-cruzense. “Neste ano, os codiretores do Departamento Jovem decidiram assumir essa frente e desenvolver a Semana da Paz.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe maior festa campeira do Estado em março
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.