Após quase 20 dias de cavalgada, o grupo Cavaleiros da Integração, de Santa Cruz do Sul, chegou no início da tarde dessa terça-feira, 3, ao Parque de Eventos com a chama crioula. A busca pela centelha iniciou-se no dia 15 de agosto, quando os oito cavaleiros foram até Alegrete, onde o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) fez o acendimento.
LEIA TAMBÉM: Auditório lota na primeira noite do 7º Festival Santa Cruz de Cinema
Segundo um dos integrantes do grupo, Alaor Canêz, a cavalgada ocorreu sem intercorrências. Os participantes saíram de Alegrete em 17 de agosto e de lá para cá percorreram mais de 500 quilômetros entre asfalto e estradas de chão. “Há mais de 30 anos buscamos a chama nos lugares oficiais e este ano optamos por pegar junto à Fazenda Boqueirão”, explicou em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9.
Publicidade
No domingo, o grupo irá até Pantano Grande, onde ocorrerá a distribuição regional da centelha. No local, eles pegarão uma centelha da chama trazida pela 5ª Região Tradicionalista, para fazer uma fusão com a que foi trazida a Santa Cruz. “Faremos a fusão porque não pode haver duas chamas. Nós não trouxemos a chama para a região, mas para o município. O grupo pode fazer isso por Santa Cruz do Sul.”
A Chama Crioula ficará guarnecida no galpão dos Cavaleiros da Integração, junto ao Parque de Eventos, até o próximo dia 12. Nessa data, o grupo fará a entrega para a Prefeitura durante a abertura dos Festejos Farroupilhas.
Em Santa Cruz do Sul, a abertura dos Festejos Farroupilhas vai ocorrer no dia 12, a partir das 19h30, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. O evento contará com a recepção da chama crioula, show do Quarteto Coração de Potro e baile com o Grupo Fandangaço.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Arrecadação prevista para 2025 em Santa Cruz é de R$ 954 milhões
Além da abertura e das tradicionais rondas realizadas por entidades do município, a programação terá o tradicional desfile de 20 de setembro. O público poderá acompanhar a passagem das entidades a partir das 9 horas na Rua Ernesto Alves. No mesmo dia, às 18 horas, a chama crioula será extinta no CTG Estância Alegre, localizado na BR-471. Em caso de chuva, o desfile será transferido para o domingo, dia 22.
O tema dos Festejos Farroupilhas é o Centenário de Jayme Caetano Braun. O artista foi responsável por compor poemas e canções que exaltam as tradições gaúchas e o Rio Grande do Sul. O patrono será Pedro Marques Ortaça. O cantor, compositor e violinista nativista, natural de São Luiz Gonzaga, possui 120 músicas de sua autoria.
Publicidade
*Colaborou Adriano Junior
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.