Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tradição

Cavaleiros da Integração saem em busca da centelha da Chama Crioula

Foto: Leandro Porto

Uma das principais tradições gaúchas começa a ser revivida neste sábado, 3, pelo grupo Cavaleiros da Integração. Eles se reuniram nesta manhã, na sede do grupo, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul, para fazer os últimos ajustes antes de irem em busca da centelha da Chama Crioula. Os tradicionalistas vão embarcados em dois ônibus e dois caminhões até Canguçu, na região Sul do Estado, de onde retornam com o símbolo farroupilha a partir deste domingo, 4, em cavalgada. Antes da partida, fizeram uma oração. Confira no vídeo:

A expectativa é chegar de volta a Santa Cruz no dia 13 de setembro, data em que vai iniciar a programação da Semana Farroupilha do município. De acordo com o presidente do grupo Cavaleiros da Integração, Gustavo Landesvatter, de 61 anos, a preparação da cavalgada iniciou há meses, com o planejamento do trajeto, marcação de roteiro e reserva de alojamentos. “Serão cerca de 250 quilômetros de cavalgada, 10 dias de estrada”, contou. Por isso, justificou, é necessário que a organização seja feita com antecedência, tanto que muitos dos participantes tiram férias neste período.

LEIA TAMBÉM: Projeto Borzeguito planta a semente do tradicionalismo

Publicidade

Ao todo, a centelha será trazida por 15 cavaleiros e mais quatro pessoas de apoio, responsáveis pela preparação da alimentação e conduzir os veículos com os mantimentos do grupo e dos cavalos. Conforme Landesvatter, serão percorridos, diariamente, 35 quilômetros em média. “Para não ficar muito pesado, a gente sempre tenta equilibrar entre 30 e 40 quilômetros. Mas isso também depende de estrutura para pernoite, se tem local adequado dentro dessa quilometragem. Se não, se faz mais. Neste ano, o trajeto mais pesado será de 45 quilômetros em um dia”, relatou. Como precaução, um cavalo extra é levado.

Os Cavaleiros da Integração existem há 28 anos. Esta é a 27ª cavalgada em busca da Chama Crioula, pois em 2020 não foi realizada, devido à pandemia de coronavírus. No ano passado, a geração da centelha foi regional. A 5ª Região Tradicionalista (RT) fez o acendimento em Alto Paredão, interior de Santa Cruz. Em virtude disso, a cavalgada foi um pouco diferente. “Nós fomos e voltamos a cavalo”, relembrou.

LEIA TAMBÉM: Confira a programação da Semana Farroupilha de Vera Cruz

Publicidade

Semana Farroupilha

A abertura da Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul está marcada para o dia 13 de setembro, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul. De acordo com Landesvatter, esse ato normalmente acontecia no Centro, mas, neste ano, o encerramento será na Praça Getúlio Vargas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.