ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Catedral terá missa com cantos gregorianos nesse sábado

Com valor religioso e cultural, a Catedral São João Batista vai realizar uma missa com cantos gregorianos. A atividade ocorrerá no próximo sábado, a partir das 17 horas. As canções em latim convidam ao recolhimento e à oração. Usualmente, o Canto Gregoriano é executado “à capela” (somente vozes) ou com acompanhamento de órgão.

Segundo a coordenadora do coro Anima Christi, Marcia Kniphoff da Cruz, a ideia do Canto Gregoriano surgiu durante a pandemia de Covid-19. “Assistindo às missas solenes do Vaticano, que são rezadas em latim, surgiu o desejo de rezarmos cantando com esse gênero musical. Passamos a ensaiar nos fins de semana, pois observamos o quanto esse canto conduz a uma profunda oração”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Reforma da Catedral São João Batista deve ter investimento de mais de R$ 6 milhões

Publicidade

O grupo Anima Christi de Santa Cruz, que também realiza diversas apresentações, já participou de missa com o Coro Gregoriano de Novo Hamburgo, na Catedral São Luiz Gonzaga “A cada mês, eles realizam uma missa com esses cantos. Agora, alguns deles virão para integração aqui em nossa Catedral”, ressaltou Marcia.

Tradição secular

O padre Rodrigo Hillesheim explicou que a missa será rezada em português, como de praxe, nas orações faladas. “Somente os cantos serão em latim, em momentos específicos da liturgia.” A atividade destaca a importância de resgatar o valor cultural e sacro do latim, e a promoção da missa reaviva essa dimensão social. Outras atividades com cantos gregorianos estão sendo estudadas e poderão ser realizadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: caminhada da Paixão de Cristo leva fiéis ao Parque da Cruz

Publicidade

Conforme o padre Hillesheim, diversos ritos eucarísticos foram surgindo entre os séculos quarto e quinto na Igreja Católica, e essa situação precisava ser unificada. “O papa Gregório Magno organizou um compêndio desse gênero musical para ser cantado na liturgia, e Carlos Magno unificou as canções.”

Foto: Ricardo Gais

Uma publicação feita pelo Vaticano explica que ainda não é possível especificar o surgimento exato do Canto Gregoriano. Contudo, a partir da expressão é possível ter uma referência por meio do gênero musical, que era e continua sendo praticado em locais religiosos e mosteiros pelo mundo.

Publicidade

O estilo musical também está ligado à forma como as primeiras comunidades cristãs oravam e escutavam a palavra de Deus, tratando o canto como uma oração. Esse é o mesmo sentido adotado pelos atuais coros gregorianos.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta