Cultura e Lazer

Catedral São João Batista recebe concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Grandes nomes da música clássica – como Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Georg Friedrich Händel e Jacques Offenbach – estarão no repertório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), que fará em Santa Cruz do Sul na próxima sexta-feira, 28, um concerto que promete transportar o público para as raízes da tradição germânica. A apresentação gratuita, que integra a programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, começará às 19h e terá como cenário a majestosa Catedral São João Batista, no centro da cidade.

LEIA TAMBÉM: Locações de Rio Pardo viram cenário de filme sobre bullying

Vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac-RS), a OSPA teve sua agenda interrompida em maio devido às enchentes que atingiram o estado. O retorno será em Santa Cruz do Sul e Taquara – que recebe a mesma interpretação no sábado, 29. Com o objetivo de valorizar a herança cultural da Alemanha, os concertos – com regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga – fazem parte da agenda organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida em 2021 por Decreto do Governador do Estado), além de integrar a Série Interior da Temporada Artística 2024 da Orquestra.

Publicidade

O evento recebe apoio da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul, que compõe a Comissão Municipal do Bicentenário, responsável pela programação alusiva em âmbito local. “Promover este concerto é uma forma de valorizar e preservar as tradições, possibilitando um encontro entre as gerações atuais e as heranças que constituem a história de Santa Cruz do Sul”, afirma o titular da pasta, Dinho Barbosa. Grande entusiasta da causa, a prefeita Helena Hermany convida toda a comunidade para prestigiar. “A música clássica alemã, com sua sofisticação e profundidade, ressoa com a trajetória dos pioneiros que, há gerações, contribuíram para o progresso de nossa comunidade. Neste momento de calamidade, retomar nossa história é ainda mais importante, pois precisamos fortalecer os laços comunitários e incentivar o desenvolvimento cultural do nosso estado em todos os seus aspectos”, analisa a prefeita.

LEIA TAMBÉM: Associação de Moradores realiza festa junina no ginásio do Bairro Esmeralda

Sobre o repertório

Os concertos em Santa Cruz do Sul e Taquara incluem alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a OSPA: “He Shall Feed His Flock”, do oratório Messiah, de Händel, e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.

Publicidade

Casa da OSPA também foi inundada

Na Casa da OSPA, que também foi afetada pelas enchentes de maio, ainda não há data para a volta dos concertos. Por enquanto, o maestro Evandro Matté garante que a Orquestra seguirá buscando alternativas para levar música ao público gaúcho: “A OSPA circula pelo Rio Grande do Sul há mais de 70 anos. Neste momento de adversidade, entendemos que a cultura cumpre um papel importante para a reconstrução do nosso Estado, levando alento e esperança a quem precisa”.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.