Grandes nomes da música clássica – como Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Georg Friedrich Händel e Jacques Offenbach – estarão no repertório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), que fará em Santa Cruz do Sul na próxima sexta-feira, 28, um concerto que promete transportar o público para as raízes da tradição germânica. A apresentação gratuita, que integra a programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, começará às 19h e terá como cenário a majestosa Catedral São João Batista, no centro da cidade.
LEIA TAMBÉM: Locações de Rio Pardo viram cenário de filme sobre bullying
Vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac-RS), a OSPA teve sua agenda interrompida em maio devido às enchentes que atingiram o estado. O retorno será em Santa Cruz do Sul e Taquara – que recebe a mesma interpretação no sábado, 29. Com o objetivo de valorizar a herança cultural da Alemanha, os concertos – com regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga – fazem parte da agenda organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida em 2021 por Decreto do Governador do Estado), além de integrar a Série Interior da Temporada Artística 2024 da Orquestra.
Publicidade
O evento recebe apoio da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul, que compõe a Comissão Municipal do Bicentenário, responsável pela programação alusiva em âmbito local. “Promover este concerto é uma forma de valorizar e preservar as tradições, possibilitando um encontro entre as gerações atuais e as heranças que constituem a história de Santa Cruz do Sul”, afirma o titular da pasta, Dinho Barbosa. Grande entusiasta da causa, a prefeita Helena Hermany convida toda a comunidade para prestigiar. “A música clássica alemã, com sua sofisticação e profundidade, ressoa com a trajetória dos pioneiros que, há gerações, contribuíram para o progresso de nossa comunidade. Neste momento de calamidade, retomar nossa história é ainda mais importante, pois precisamos fortalecer os laços comunitários e incentivar o desenvolvimento cultural do nosso estado em todos os seus aspectos”, analisa a prefeita.
LEIA TAMBÉM: Associação de Moradores realiza festa junina no ginásio do Bairro Esmeralda
Os concertos em Santa Cruz do Sul e Taquara incluem alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a OSPA: “He Shall Feed His Flock”, do oratório Messiah, de Händel, e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.
Publicidade
Na Casa da OSPA, que também foi afetada pelas enchentes de maio, ainda não há data para a volta dos concertos. Por enquanto, o maestro Evandro Matté garante que a Orquestra seguirá buscando alternativas para levar música ao público gaúcho: “A OSPA circula pelo Rio Grande do Sul há mais de 70 anos. Neste momento de adversidade, entendemos que a cultura cumpre um papel importante para a reconstrução do nosso Estado, levando alento e esperança a quem precisa”.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
This website uses cookies.