A Catedral São João Batista, principal símbolo arquitetônico, religioso e cultural da região, e também ponto turístico de Santa Cruz do Sul, está aberta diariamente para receber os fiéis e os visitantes que queiram conhecer seus atrativos e fazer orações. As torres, que atingem 80 metros de altura, podem ser vistas de diversas partes da cidade.
Durante a Oktoberfest, a quantidade de pessoas que visita o templo costuma crescer muito. Além dos santa-cruzenses e moradores da região, o local recebe turistas de outros municípios gaúchos e até mesmo de fora do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Oktoberfest retorna nesta quinta com programação variada
Publicidade
Diante disso, uma das dúvidas mais frequentes diz respeito aos horários em que o prédio pode ser acessado. Segundo os responsáveis, atualmente a Catedral fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 horas até o fim da missa das 18h15. Nos sábados, o funcionamento começa às 11h30 e vai até depois da missa das 17 horas. Já aos domingos, é possível entrar no templo das 8h30 até o fim da missa das 18 horas.
O arquiteto Ronaldo Wink é também o autor de um livro sobre a Catedral São João Batista e da exposição baseada na obra, que atualmente está no hall da igreja. Wink destaca que o templo é a principal atração turística da cidade. A mostra, no local há cinco anos, é uma bela oportunidade para o visitante conhecer um pouco mais sobre a história da construção do templo.
LEIA TAMBÉM: Banda Terceira Dimensão é destaque na reabertura da Oktober
Publicidade
“Ela foi colocada lá em uma Oktoberfest, justamente para atrair os turistas. É uma grande atração para visitação, para que as pessoas entendam toda a trajetória da construção da igreja. A exposição conta todo o percurso da antiga matriz e a construção da nova catedral, que é o maior símbolo arquitetônico, religioso e cultural da região”, observa.
As tratativas para a construção da Catedral São João Batista começaram em 1855, quando Santa Cruz ainda era uma colônia. O projeto do templo fazia parte da implantação do núcleo urbano. A primeira igreja matriz, que ficava na frente da atual, foi concluída em 12 de dezembro de 1861, mas sua inauguração só aconteceu dois anos mais tarde.
LEIA TAMBÉM: Em discussão, ampliação do potencial turístico da Catedral demanda investimentos
Publicidade
A igreja passou por ampliações, uma em 1880 e a segunda entre 1900 e 1901. Já por volta de 1920, a comunidade retomou a discussão sobre uma nova igreja. O projeto para a construção da Catedral São João Batista, erguida em estilo neogótico, só foi aprovado em 1928. Iniciada em 1929, atrás da então matriz, e custeada pela comunidade, a obra finalmente foi concluída em dezembro de 1939. Em março de 1940, iniciou-se a demolição da antiga igreja.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.