Um sonho antigo dos defensores da causa animal de Santa Cruz do Sul tornou-se realidade na tarde dessa segunda-feira, 25, com a inauguração do CastraPet. O equipamento está instalado ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória. Inicialmente, o projeto idealizado pela vereadora Bruna Molz (Republicanos) previa uma estrutura móvel.
O serviço deve entrar em funcionamento na segunda semana de abril, com a finalidade de conter a população de animais de rua e a proliferação de doenças, com a castração de cães e gatos. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Santa Cruz conta com 33 mil caninos e 14 mil felinos. Destes, 13 mil cachorros e 6,5 mil gatos estão em situação de rua.
LEIA MAIS: CastraPet é inaugurado no Bairro Santa Vitória
Publicidade
O equipamento, em formato de trailer adaptado, deveria ter entrado em operação em 2020. Em razão de um impasse entre o Executivo Municipal e a empresa fabricante, por causa de falhas na montagem, a estrutura jamais chegou a operar. Para não perder o valor investido, a vereadora sugeriu tornar o CastraMóvel um veículo fixo, oferecendo o mesmo serviço para tutores que se enquadrem nos critérios de renda.
A entrega do CastraPet foi feita pela prefeita Helena Hermany em meio às atividades da Semana do Bem-Estar Animal. A secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, explicou que a empresa que vai operar a estrutura é de Capão da Canoa. A previsão é de que sejam feitos 150 procedimentos por mês, de forma gratuita. “Já contamos com 80 cadastros. Agora estamos em fase de testes dos equipamentos e aparelhos”, disse.
LEIA TAMBÉM: Semana do Bem-Estar Animal inicia com 15 animais adotados
Publicidade
O atendimento deve ser realizado duas vezes por semana. As datas serão divulgadas em breve. A equipe veterinária vai contar com médicos, auxiliares em medicina e auxiliares gerais.
Militante da causa e idealizadora do projeto, Bruna Molz lembrou que a luta para conseguir o veículo começou em 2018. “Foi meu primeiro projeto como vereadora. Fui a Brasília pedir recursos, e o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) destinou uma emenda de quase R$ 150 mil. Infelizmente, a estrutura ficou parada esse tempo todo.”
LEIA MAIS: Santa Cruz terá novo complexo que é modelo na área de proteção aos animais
Publicidade
Para ela, trata-se de uma conquista para os animais. “Minha sugestão de manter o veículo na Zona Sul foi aceita pela prefeita Helena Hermany, e agora vai beneficiar toda a população que não tem recurso para castrar os seus cães e gatos.” Além do recurso do senador Luis Carlos Heinze, a Prefeitura entrou com a contrapartida de R$ 60 mil.
Estrutura
O CastraPet de Santa Cruz é composto por uma área externa coberta para recepção dos tutores e seus pets, sala de recepção e preparação dos animais, sala cirúrgica e de recuperação, todas com ar-condicionado e iluminação de emergência. O local conta ainda com banheiro e todos os equipamentos obrigatórios e necessários para procedimentos – balança, mesa cirúrgica, gaiolas de contenção, aparelho de anestesia inalatória, autoclave, frigobar, foco cirúrgico, aspirador cirúrgico, laringoscópio, colchão térmico, maca, e outros aparelhos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Entenda o trabalho do Canil Municipal e das ONG’s com cachorros dos moradores de rua
Quem poderá utilizar o serviço
O serviço de castração no CastraPet será exclusivo para tutores de animais em situação de vulnerabilidade social, como usuários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ou que comprovem baixa renda. O atendimento vai ocorrer conforme a fila de cadastro dos interessados. Para se inscrever, o tutor deve procurar o Cras Beatriz Jungblut, no Bairro Santa Vitória; a Secretaria de Meio Ambiente ou o Centro de Bem-Estar Animal, em Linha Santa Cruz. Após a solicitação, a documentação será analisada por uma equipe técnica da pasta, que concederá a autorização para o procedimento.
Publicidade
As pessoas aptas vão ser chamadas para levar o seu cão ou gato até o CastraPet, em dia e horário agendado. Após a recuperação do animal, no mesmo dia o tutor poderá levá-lo para casa. Os profissionais vão orientar quanto aos cuidados a serem oferecidos.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai contar com feira da agroindústria familiar; veja detalhes
Foi inaugurado nesta terça, 26, às 9h30, o Centro de Bem-Estar Animal, junto à Granja Municipal, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, em Linha Santa Cruz. O local vai abrigar cerca de 200 animais. Em um dos prédios ficará o centro administrativo, com departamento técnico e área de atendimento ao público, totalizando 334 metros quadrados. Em outro espaço estão os boxes de albergagem de caninos, com 25 espaços coletivos e 14 individuais, em área de 1.367,85 metros quadrados.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.