Santa Cruz do Sul

CastraPet: saiba quem poderá utilizar o serviço gratuito

Um sonho antigo dos defensores da causa animal de Santa Cruz do Sul tornou-se realidade na tarde dessa segunda-feira, 25, com a inauguração do CastraPet. O equipamento está instalado ao lado do ​​Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória. Inicialmente, o projeto idealizado pela vereadora Bruna Molz (Republicanos) previa uma estrutura móvel.

O serviço deve entrar em funcionamento na segunda semana de abril, com a finalidade de conter a população de animais de rua e a proliferação de doenças, com a castração de cães e gatos. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Santa Cruz conta com 33 mil caninos e 14 mil felinos. Destes, 13 mil cachorros e 6,5 mil gatos estão em situação de rua.

LEIA MAIS: CastraPet é inaugurado no Bairro Santa Vitória

Publicidade

O equipamento, em formato de trailer adaptado, deveria ter entrado em operação em 2020. Em razão de um impasse entre o Executivo Municipal e a empresa fabricante, por causa de falhas na montagem, a estrutura jamais chegou a operar. Para não perder o valor investido, a vereadora sugeriu tornar o CastraMóvel um veículo fixo, oferecendo o mesmo serviço para tutores que se enquadrem nos critérios de renda.

A entrega do CastraPet foi feita pela prefeita Helena Hermany em meio às atividades da Semana do Bem-Estar Animal. A secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, explicou que a empresa que vai operar a estrutura é de Capão da Canoa. A previsão é de que sejam feitos 150 procedimentos por mês, de forma gratuita. “Já contamos com 80 cadastros. Agora estamos em fase de testes dos equipamentos e aparelhos”, disse.

LEIA TAMBÉM: Semana do Bem-Estar Animal inicia com 15 animais adotados

Publicidade

O atendimento deve ser realizado duas vezes por semana. As datas serão divulgadas em breve. A equipe veterinária vai contar com médicos, auxiliares em medicina e auxiliares gerais.

Militante da causa e idealizadora do projeto, Bruna Molz lembrou que a luta para conseguir o veículo começou em 2018. “Foi meu primeiro projeto como vereadora. Fui a Brasília pedir recursos, e o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) destinou uma emenda de quase R$ 150 mil. Infelizmente, a estrutura ficou parada esse tempo todo.” 

LEIA MAIS: Santa Cruz terá novo complexo que é modelo na área de proteção aos animais

Publicidade

Para ela, trata-se de uma conquista para os animais. “Minha sugestão de manter o veículo na Zona Sul foi aceita pela prefeita Helena Hermany, e agora vai beneficiar toda a população que não tem recurso para castrar os seus cães e gatos.” Além do recurso do senador Luis Carlos Heinze, a Prefeitura entrou com a contrapartida de R$ 60 mil.

Saiba mais

Estrutura

O CastraPet de Santa Cruz é composto por uma área externa coberta para recepção dos tutores e seus pets, sala de recepção e preparação dos animais, sala cirúrgica e de recuperação, todas com ar-condicionado e iluminação de emergência. O local conta ainda com banheiro e todos os equipamentos obrigatórios e necessários para procedimentos – balança, mesa cirúrgica, gaiolas de contenção, aparelho de anestesia inalatória, autoclave, frigobar, foco cirúrgico, aspirador cirúrgico, laringoscópio, colchão térmico, maca, e outros aparelhos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Entenda o trabalho do Canil Municipal e das ONG’s com cachorros dos moradores de rua

Quem poderá utilizar o serviço

O serviço de castração no CastraPet será exclusivo para tutores de animais em situação de vulnerabilidade social, como usuários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ou que comprovem baixa renda. O atendimento vai ocorrer conforme a fila de cadastro dos interessados. Para se inscrever, o tutor deve procurar o Cras Beatriz Jungblut, no Bairro Santa Vitória; a Secretaria de Meio Ambiente ou o Centro de Bem-Estar Animal, em Linha Santa Cruz. Após a solicitação, a documentação será analisada por uma equipe técnica da pasta, que concederá a autorização para o procedimento.

Publicidade

As pessoas aptas vão ser chamadas para levar o seu cão ou gato até o CastraPet, em dia e horário agendado. Após a recuperação do animal, no mesmo dia o tutor poderá levá-lo para casa. Os profissionais vão orientar quanto aos cuidados a serem oferecidos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai contar com feira da agroindústria familiar; veja detalhes

Centro de Bem-Estar Animal

Foi inaugurado nesta terça, 26, às 9h30, o Centro de Bem-Estar Animal, junto à Granja Municipal, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, em Linha Santa Cruz. O local vai abrigar cerca de 200 animais. Em um dos prédios ficará o centro administrativo, com departamento técnico e área de atendimento ao público, totalizando 334 metros quadrados. Em outro espaço estão os boxes de albergagem de caninos, com 25 espaços coletivos e 14 individuais, em área de 1.367,85 metros quadrados.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.