Cultura e Lazer

Cassionei Niches Petry lança obra na Feira do Livro e participa de sessão de autógrafos

O professor, escritor e divulgador literário Cassionei Niches Petry estará na 34ª Feira do Livro na tarde deste domingo, 7, para lançar o seu novo romance, Desvarios entre quatro paredes, que saiu sob o selo da editora Bestiário, de Porto Alegre. O volume, de 168 páginas, será comercializado no evento a R$ 42,00, e o autor autografa a partir das 16 horas.

O enredo da obra compreende um espaço de tempo de cerca de quatro meses, entre abril e agosto de 2020, justamente o auge do período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Em quarentena, um narrador que se apresenta como ghost writer, redigindo livros ou outros textos sob demanda, começa a fazer apontamentos em blog ou redes sociais.

LEIA MAIS: A vida entre paredes no novo livro de Cassionei

Publicidade

Vivendo sozinho, ele busca ocupar-se com o acervo de sua biblioteca, ao mesmo tempo em que troca mensagens (ou até se encontra, burlando as orientações de isolamento) com sua ex-companheira, que nomeia como Ex. Justamente pelos encontros esporádicos com essa mulher, eventualmente reata com essa “ex”, em uma relação, no entanto, nunca plenamente restabelecida.

O romance é construído como apontamentos ou entradas de diário, nos quais transparecem informações associadas ao mundo real, das notícias, em âmbito de Brasil e de mundo, em especial o avanço na disseminação dos casos de Covid-19. Em paralelo, o narrador intercala considerações ou registros das inúmeras leituras que faz, bem como dos textos que elabora, sob demanda, remetendo a acontecimentos daquele período de 2020, como as várias mortes de escritores então registradas, tendo ou não como causa o coronavírus.

LEIA TAMBÉM: Um livro por dia: dica de domingo é a obra “Ladrões de livros”

Publicidade

Por estar ambientado em uma época crucial para a realidade social, cultural e econômica brasileira, de memória tão recente para toda a sociedade, o livro funciona como uma narrativa que, se é ficcional, também traz de volta todas as inquietações daquele período. Como Cassionei define, a pandemia hoje se afigura como um pesadelo, que mal se acredita que foi real, e talvez só mesmo a ficção narrativa ofereça os recursos e as estratégias para trabalhar tais elementos com o nonsense que a todos alcançou.

DESVARIOS ENTRE QUATRO PAREDES, de Cassionei Niches Petry. Porto Alegre: Bestiário, 2023. 168 p. R$ 42,00.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Santa Cruz do Sul já vive a 34ª Feira do Livro

Publicidade

Autógrafos neste domingo

  • 15 horas: Adriano Garcia, com Meu pijama de soft, pela Vírtua
  • 15h30: Frederico Honório, com Afirmações positivas e o poder da Neurociência e Bioenergia
  • 16 horas: Cassionei Niches Petry, com Desvarios entre quatro paredes, pela Bestiário

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.