Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Cassionei Niches Petry lança obra na Feira do Livro e participa de sessão de autógrafos

Foto: Lucas Martin

Cassionei Niches Petry é professor, escritor e divulgador literário

O professor, escritor e divulgador literário Cassionei Niches Petry estará na 34ª Feira do Livro na tarde deste domingo, 7, para lançar o seu novo romance, Desvarios entre quatro paredes, que saiu sob o selo da editora Bestiário, de Porto Alegre. O volume, de 168 páginas, será comercializado no evento a R$ 42,00, e o autor autografa a partir das 16 horas.

O enredo da obra compreende um espaço de tempo de cerca de quatro meses, entre abril e agosto de 2020, justamente o auge do período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Em quarentena, um narrador que se apresenta como ghost writer, redigindo livros ou outros textos sob demanda, começa a fazer apontamentos em blog ou redes sociais.

LEIA MAIS: A vida entre paredes no novo livro de Cassionei

Publicidade

Vivendo sozinho, ele busca ocupar-se com o acervo de sua biblioteca, ao mesmo tempo em que troca mensagens (ou até se encontra, burlando as orientações de isolamento) com sua ex-companheira, que nomeia como Ex. Justamente pelos encontros esporádicos com essa mulher, eventualmente reata com essa “ex”, em uma relação, no entanto, nunca plenamente restabelecida.

O romance é construído como apontamentos ou entradas de diário, nos quais transparecem informações associadas ao mundo real, das notícias, em âmbito de Brasil e de mundo, em especial o avanço na disseminação dos casos de Covid-19. Em paralelo, o narrador intercala considerações ou registros das inúmeras leituras que faz, bem como dos textos que elabora, sob demanda, remetendo a acontecimentos daquele período de 2020, como as várias mortes de escritores então registradas, tendo ou não como causa o coronavírus.

LEIA TAMBÉM: Um livro por dia: dica de domingo é a obra “Ladrões de livros”

Publicidade

Por estar ambientado em uma época crucial para a realidade social, cultural e econômica brasileira, de memória tão recente para toda a sociedade, o livro funciona como uma narrativa que, se é ficcional, também traz de volta todas as inquietações daquele período. Como Cassionei define, a pandemia hoje se afigura como um pesadelo, que mal se acredita que foi real, e talvez só mesmo a ficção narrativa ofereça os recursos e as estratégias para trabalhar tais elementos com o nonsense que a todos alcançou.

DESVARIOS ENTRE QUATRO PAREDES, de Cassionei Niches Petry. Porto Alegre: Bestiário, 2023. 168 p. R$ 42,00.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Santa Cruz do Sul já vive a 34ª Feira do Livro

Publicidade

Autógrafos neste domingo

  • 15 horas: Adriano Garcia, com Meu pijama de soft, pela Vírtua
  • 15h30: Frederico Honório, com Afirmações positivas e o poder da Neurociência e Bioenergia
  • 16 horas: Cassionei Niches Petry, com Desvarios entre quatro paredes, pela Bestiário

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.