Mais um aspecto do amplo rastro de prejuízos deixado pela estiagem que assola a região desde dezembro, o número de queimadas em vegetações impressiona. Nos quatro primeiros meses de 2020, os 61 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari que integram a área de abrangência do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, registraram 796 ocorrências do tipo. Durante todo o ano de 2019, foram 556 casos.
Isto significa que apenas no primeiro quadrimestre deste ano houve uma elevação de 43% na comparação com todo o ano passado. O auxiliar da Divisão de Operações de Defesa Civil do 6º Batalhão, sargento Filipe Martins da Cunha, aponta como motivo deste quadro o baixo índice pluviométrico aliado às altas temperaturas. No entanto, ele considera que a conduta humana está diretamente relacionada aos incêndios.
“Não se deve atear fogo em lixo ou vegetação, pois a possibilidade é real de que fuja ao controle e que este pequeno foco acabe se tornando um incêndio de proporções. Pedimos que não lancem pontas de cigarros ao solo, garrafas, cacos de vidro. Cuidado ao acender fogueiras em acampamentos, fazê-las somente em local limpo, cuidar a vegetação do entorno”, explicou o sargento.
Publicidade
LEIA MAIS: Seca aumenta em 318% os incêndios em vegetações
Um exemplo recente da gravidade desse problema foi registrado em Passo do Sobrado, no último final de semana. Entre sexta-feira e sábado, um incêndio atingiu parte da vegetação do Morro do Itacolomy, na localidade de Potreiro Grande. Cerca de quatro hectares foram devastados pelas chamas. De acordo com os proprietários, o ponto turístico ficará fechado para visitação por tempo indeterminado. A medida é necessária para recuperação da área e para não expor os turistas a riscos.
LEIA MAIS: Incêndio destruiu quatro hectares do Itacolomy
Publicidade
Noite teve três ocorrências em Santa Cruz do Sul
Desde as 18 horas desta segunda-feira, 4, o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul recebeu três chamados para conter fogo em vegetação. A primeira ocorrência foi registrada em um terreno baldio no Bairro Pedreira.
Minutos depois, a guarnição foi acionada para conter um incêndio na Rua Oscar Hugo Martins, no Bairro Renascença. Um morador da localidade teria ateado fogo em lixo e as chamas saíram do controle. O fogo se espalhou, chegando até as proximidades da RSC-287, e assustou moradores.
Publicidade
Por volta das 19 horas o Corpo de Bombeiros recebeu um terceiro chamado, para conter fogo em vegetação nas proximidades do trevo de acesso a Boa Vista. O incêndio teria iniciado no quilômetro 5 da ERS-418. As chamas, que queimavam mato seco, ganharam altitude e chegaram a atingir a rede elétrica. Os bombeiros controlaram o fogo e a RGE fez o conserto da fiação.
Colaboraram o repórter Lorenzo Franchi e o editor Felipe Kroth.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Bombeiros monitoram incêndio que já dura quatro dias em Agudo
Publicidade
This website uses cookies.