Desde o fim da emergência de saúde pública de Covid-19, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano, foi constatada uma queda nas medidas preventivas. No entanto, a doença não deixou de ser uma ameaça para a população. O Brasil confirmou, no dia 17 deste mês, o primeiro caso da variante Eg.5, uma subvariante da Ômicron.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos positivos de Covid-19 em Santa Cruz do Sul estão em queda nos últimos quatro meses. Em maio, o município teve 252 pacientes positivos. Já em junho, foram 47. O número foi ainda menor em julho, com 29 diagnósticos confirmados. Neste mês, até o momento, 13 pessoas foram contaminadas pela doença. Ainda em relação aos dados, maio registrou um óbito e três internações, e junho uma internação.
LEIA TAMBÉM: Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre Covid-19
Publicidade
De acordo com o secretário de Saúde e vice-prefeito, Elstor Desbessell, o Ministério da Saúde não está mais repassando testes rápidos. Em razão disso, o Município adquiriu uma grande quantidade e através desse material estão sendo testadas, em média, cem pessoas por dia. “Nossa orientação é para que a população busque por atendimento em caso de sintomas respiratórios. Embora o número de casos esteja baixo, queremos manter a campanha para evitar a proliferação da doença”, declara.
Como forma de evitar o contágio, a enfermeira Raquel Emmel Lopes, do setor de Vigilância Epidemiológica, orienta as pessoas que estiverem com sintomas respiratórios a utilizarem máscaras. Ela ressalta que esse cuidado é importante, pois existem outros vírus, como o Influenza, que podem ser prejudiciais, em especial entre as pessoas idosas.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz não registra morte por Covid-19 em junho; veja os números
Publicidade
Baixa procura causa preocupação
Mesmo com a redução do número de casos positivos com o passar dos meses, o Ministério da Saúde mantém a recomendação da vacinação como principal medida de combate à Covid-19. Segundo Elstor Desbessell, a procura pelas doses em Santa Cruz está baixa. “Sabemos que muitas pessoas deveriam estar se imunizando, mas a procura não reflete isso. Inclusive temos notícias de novas variantes. Por isso a manutenção da vigilância e testagem”, afirma.
Conforme o secretário de Saúde, todos os postos de saúde do município estão habilitados a vacinar contra a Covid-19. No entanto, é importante realizar contato prévio para que a equipe informe os dias em que são abertos os frascos e para qual idade está ocorrendo a oferta. Esses produtos são destinados para faixas etárias específicas e têm regras próprias de validade após abertura.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CORONAVÍRUS
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!