Em 24 horas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada de 149 novos casos de coronavírus fora da China. O número informado nessa sexta-feira, 21, representa aumento de 14% em relação ao total de casos que já haviam sido identificados em outros países. A entidade disse estar preocupada com a possibilidade de o vírus se espalhar, principalmente em áreas com sistemas de saúde mais frágeis. O aumento de casos fora da China fez com que o Brasil ampliasse o número de países com alerta e vigilância para doenças respiratórias.
Desde esta sexta-feira, 21, além da China, passaram a ser considerados casos suspeitos pelo governo brasileiro o de pessoas com sintomas que tenham vindo de Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cingapura, Vietnã, Camboja e Tailândia – essas regiões têm registros confirmados da doença. No total, 28 países além da China têm casos. Em todo o mundo, já são 76 mil registros e 2,2 mil mortes.
Segundo a OMS, a situação mais alarmante verificada no último dia foi o da Coreia do Sul, onde o número de confirmações quase dobrou em 24 horas. O país tinha 104 casos e identificou mais 100. A situação fez com que 9 mil pessoas fossem colocadas em quarentena.
Publicidade
O Brasil tinha, na sexta-feira, apenas um caso suspeito de coronavírus – outros 51 foram investigados e descartados. O único caso sob investigação era do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: Brasileiros resgatados de Wuhan deixam quarentena
Publicidade