Categories: Regional

Caso de racismo na Unisc é debatido pelo Compir em reunião

O caso de racismo denunciado por um aluno da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na semana passada foi debatido na manhã desta quinta-feira, 12, pelo Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir). O aluno de Produção em Mídia Audiovisual, Jonatan Pacheco, publicou um desabafo nas redes sociais mostrando fotos de um banheiro com mensagens racistas.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 12, o presidente do conselho, Moacir Fanfa, declarou que o caso não estava originalmente na pauta da reunião ordinária do Compir, mas foi trazido por conta da repercussão da denúncia. “Vamos debater para ver quais medidas vamos tomar”, disse. “Ontem mesmo estive em contato com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado falando sobre esse assunto.”

LEIA MAIS: Assembleia Legislativa quer discutir caso de racismo na Unisc

Publicidade

Uma das ideias do Conselho é a instalação de uma frente parlamentar na Câmara dos Vereadores de Santa Cruz do Sul. “Foi uma proposição que levei ao presidente do Legislativo, Bruno Faller, ainda no começo de janeiro devido a outros fatos que temos nos nossos registros. Muitos casos não saem na imprensa, não são divulgados nas redes sociais, mas sabemos que existe racismo na área pública. Casos de discriminação e injúria racial na esfera estadual e municipal. Este é um dos motivos para estarmos aqui conversando, a nossa preocupação já vem de muito tempo.”

Segundo Fanfa, muitas pessoas procuram o Compir para relatar casos rotineiros em empresas e instituições de ensino, envolvendo servidores, professores  e alunos. “Algumas autoridades policiais têm dificuldade em lidar com esses casos, então estamos à disposição para ajudar.” Moacir vê duas perspectivas no caso da Unisc. ” Se for identificado o autor, ele tem que passar pelo processo criminal, mas também pode passar por processo administrativo, porque o crime foi ligado a uma instituição de ensino.”

LEIA MAIS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.